Comunicado divulgado pela Petrobras nesta quinta-feira (28) informa que a venda da Unidade de Fertilizantes Nitrogenados em Três Lagoas – a UFN3, para o grupo russo Acron foi encerrada.
Segundo a nota o plano de negócios proposto pelo grupo russo impossibilitou determinadas aprovações governamentais que eram necessárias para a continuidade da transação. Mas o governador Reinaldo Azambuja já adiantou que a previsão é lançar o novo processo para novas propostas já no início de junho.
Jaime Verruck, secretário da Semagro esclareceu que o Governo do Estado entendeu que esse plano de negócios não estava adequado, pois não atendia aos anseios da política industrial de Mato Grosso do Sul e aos anseios da política industrial brasileira.
Durante as tratativas com o grupo Acron, o Governo do Estado solicitou que fosse feita uma reavaliação do plano de negócios da empresa, mas isso não aconteceu. Ainda foi proposto ao grupo a instalação de uma empresa misturadora de fertilizantes, que tem um valor agregado muito baixo, em outros locais de Mato Grosso do Sul, mas não na unidade da UFN 3 em Três Lagoas.
Katiuscia Fernandes – Subcom
Foto: Bruno Rezende