A ATP Tour atingiu um crescimento de 50% em suas receitas de patrocínio em 2024, divulgou a organização. O aumento é consequência da assinatura de novos parceiros globais e algumas renovações.
Desde 2023, a ATP anunciou nove novas parcerias. Lexus, Yokohama, Haier, Waterdrop, Longi Solar, Sense Arena, OFX, Fitline e PIF (o fundo soberano da Arábia Saudita) assinaram com a organização.
Além disso, o tour também renovou alguns acordos, com Infosys, Lacoste, Dunlop e Asti Docg, e assinou uma parceria de licenciamento com a produtora de jogos de videogame Nacon, para o lançamento do jogo Tiebreak.
A organização ainda conta com outros patrocinadores, como Emirates, Nitto, Rolex e Nilox. Com o aumento de 50% em relação a 2023, as receitas de patrocínio da ATP alcançaram um crescimento projetado de 89% até 2026.
“Estamos entusiasmados que as marcas líderes estejam cada vez mais buscando se alinhar com o ATP Tour, nossos atletas estejam sendo reconhecidos globalmente e nossos torneios tenham classe mundial”, afirma Massimo Calvelli , CEO da ATP.
OneVision
A organização apontou seu plano estratégico, chamado OneVision, como o principal motor de seu crescimento comercial. O projeto criou um novo inventário de patrocínios por meio da expansão de alguns torneios ATP Masters 1000, que passaram de oito para 12 dias de duração.
A iniciativa, segundo a ATP, também foi responsável por atrair o apoio das novas empresas, principalmente da PIF (Fundo de Investimento Público da Arábia Saudita). Com as novas parcerias, a organização, desde 2021, dobrou suas distribuições anuais de patrocínio para os torneios.
“Nossos parceiros estão comprometidos em aprimorar a promoção do esporte, atraindo novos fãs e apoiando nossos membros e comunidades por meio do ATP Serves”, diz Calvelli.
“Eles também compraram nosso plano estratégico OneVision. Isso lançou as bases para o crescimento por meio de mais eventos, agregação de direitos e um acordo de compartilhamento de lucros, criando uma parceria entre jogadores e torneios”, completou
A ATP também obteve um crescimento no ambiente digital. A organização atingiu um crescimento de 9,7 milhões de seguidores nos 12 meses anteriores a junho de 2024, com suas visualizações de vídeo 159% maiores e um alcance de 2,9 bilhões (48% maior).
Segundo a ATP, as colaborações de conteúdo de marca feitas com jogadores do tour foram benéficas para seus parceiros, além de terem proporcionado novas receitas para os atletas.
Com alguns parceiros, a ATP também executou projetos focados em sustentabilidade. As iniciativas lançadas nos últimos 18 meses envolvem compensação de carbono e rastreadores de pegada.
A Lexus proporcionou a eletrificação de frotas da ATP, enquanto a Waterdrop foi responsável pela redução de plásticos de uso único nos eventos da organização.
Fonte: Máquina do Esporte