A plataforma de streaming Twitch anunciou uma mudança significativa em sua estratégia. Durante a conferência anual Twitchcon, realizada em Las Vegas, nos Estados Unidos, a subsidiária da Amazon declarou que, a partir de agora, permitirá que seus usuários retransmitam seus conteúdos em outras plataformas, como TikTok, Instagram e YouTube.
Muitos dos principais streamers já fazem uso de múltiplas plataformas, incluindo o YouTube e a Twitch. Entretanto, a decisão gerou dúvidas sobre o impacto que isso terá nos criadores de conteúdo que mantêm contratos de exclusividade com a Twitch.
A decisão ocorre em meio a uma tendência de criadores desertarem para novas plataformas, como Kick, que ofereceu contratos atrativos para conquistar usuários.
Recentemente, a Twitch reduziu 20% do lucro dos maiores streamers da plataforma. Antes, os jogadores ganhavam 70% da receita das assinaturas dos fãs em seus canais. No entanto, a empresa ajustou sua política em setembro de 2022 e anunciou que, após os primeiros US$ 100 mil ganhos, a receita da assinatura dos fãs cairia para 50%.
Retenção de usuários
A decisão da Twitch de permitir retransmissões em outras plataformas sinaliza uma nova abordagem em busca de uma maior flexibilidade para seus usuários.
Para evitar a deserção, a Twitch tem realizado ajustes em suas políticas ao longo do último ano. Isso inclui mudanças no modelo de compartilhamento de receitas com criadores de conteúdo, visando proporcionar condições mais favoráveis aos produtores.
Também houve a revisão de políticas de publicidade anteriormente mais restritivas. Além disso, a plataforma tem enfrentado uma queda nas audiências gerais, especialmente nos conteúdos em espanhol, o que fortalece a estratégia de abrir a transmissão para as plataformas concorrentes.
Fonte: Máquina do Esporte