O TikTok fechou um acordo de patrocínio e estampará a camisa do Washington Capitals nos jogos que a equipe disputar fora de casa nas próximas três temporadas da NHL. O contrato ainda dá direito à plataforma chinesa de vídeos curtos de ter visibilidade na arena dos Capitals e também nas comemorações de 50 anos da franquia, que estão sendo comemorados em 2024.
O acordo foi assinado com a Monumental Sports & Entertainment (MSE), proprietária do Washington Capitals, e também dá ao TikTok o status de parceiro apresentador dos jogos da equipe longe dos seus domínios.
Em relação ao conteúdo na rede social, o contrato garante “elementos de programação exclusivos” às outras franquias que fazem parte do portfólio da MSE. A lista conta com Washington Wizards (NBA), Washington Mystics (WNBA), Capital City Go-Go (NBA G-League) e Wizards District Gaming (NBA 2K).
“Como uma empresa esportiva com uma base de fãs grande e diversificada, estamos entusiasmados em usar o TikTok para conectar, entreter e interagir de forma única com os fãs de todas as nossas equipes Monumental Sports, começando com a celebração do 50º aniversário dos Capitals neste outono”, afirmou Jim Van Stone, presidente de operações comerciais e diretor comercial da MSE.
“O TikTok permite que nossos fãs compartilhem sua paixão pelos Caps e por todos os nossos times de maneiras únicas, e estamos entusiasmados com a oportunidade que a parceria oferece para continuar a desenvolver o jogo, mostrar as personalidades dos nossos jogadores e se envolver de forma inovadora com a comunidade do TikTok por meio da criação de conteúdo”, acrescentou.
Vale destacar que, nos jogos em casa, o patrocinador de camisa dos Capitals seguirá sendo a empresa de cassinos Caesars Entertainment, parceira da franquia desde setembro de 2021.
“Desafio” a uma possível proibição nos EUA
O acordo do TikTok com a MSE até o fim da temporada 2026/2027 demonstra que a plataforma chinesa quer permanecer nos Estados Unidos. A empresa tem como objetivo conquistar o governo norte-americano, acalmando as autoridades em relação às preocupações com a segurança nacional demonstradas diante da atuação da rede social no país.
No início deste ano, a Câmara dos Representantes dos EUA apoiou um projeto de lei que proibiria o TikTok em território norte-americano, a menos que a ByteDance, empresa-mãe da plataforma, renunciasse ao controle acionário do negócio até 19 de janeiro de 2025.
Nos EUA, o TikTok possui acordos de conteúdo com NHL, NBA, NFL e MLB, as quatro principais ligas esportivas do país. Ou seja, uma possível proibição faria com que a plataforma perdesse toda a força que tem naquele que é considerado o maior mercado esportivo do mundo.
Fonte: Máquina do Esporte