Um dia depois da vitória do Brasil sobre a Suíça por 1 a 0 e no primeiro dia de jogo em novo horário na Copa do Mundo do Catar, às 12h, a audiência da Globo sofreu queda em relação aos bons números obtidos na segunda-feira (28).
O jogo Holanda x Catar, que definiu os holandeses na liderança do Grupo A da Copa, a emissora obteve 16 pontos no Painel Nacional de Televisão (PNT), que mede a audiência nos 15 principais mercados do país. Segundo o Kantar Ibope Media, a participação da partida foi de 38% em relação às TVs ligadas.
O jogo obteve crescimento de 23% em relação à média do horário em que o jogo foi transmitido (das 12h às 13h54) ou acréscimo de 3 pontos. É um número modesto em relação ao aumento da audiência que havia sido obtido pelo canal nas rodadas passadas.
São Paulo e Rio
Se compararmos a audiência da vitória holandesa por 2 a 0 com todos os jogos da Copa que foram transmitidos no horário das 13h (horário mais próximo da partida desta terça), veremos que a audiência foi a pior de todo o Mundial.
O fenômeno se repete em São Paulo e no Rio de Janeiro, com apenas uma exceção: o jogo Holanda 1 x 1 Equador cravou 16 pontos, um a menos do que Holanda 2 x 0 Catar.
Além da ressaca após o jogo da seleção brasileira, outras duas explicações podem ser dadas a essa queda na audiência: a falta de costume do público com o horário das 12h, já que até a rodada passada os jogos aconteceram às 13h, e ao fato de haver duas partidas acontecendo ao mesmo tempo.
Parte do público provavelmente migrou para outras plataformas para acompanhar a vitória do Senegal sobre o Equador por 2 a 1, que classificou o campeão africano para as oitavas de final da Copa. Era um jogo com uma competitividade maior do que a partida da Holanda, cuja vitória era esperada.
São Paulo e Rio
Em São Paulo, a Globo obteve 15 pontos de audiência com Holanda x Catar. A emissora conquistou 35% de participação, o que representou crescimento de 36% ou aumento de 4 pontos na audiência em relação à média desta faixa horária.
Já no Rio de Janeiro, a partida cravou 17 pontos, com 36% de participação sobre o número de TVs ligadas. Houve crescimento modesto de 6% ou aumento de 1 ponto em relação à média do horário.
Segundo o Kantar Ibope Media, cada ponto de audiência no PNT equivale a 258.821 domicílios e 713.821 pessoas. No Rio de Janeiro, representa 47.601 casas ou 124.692 indivíduos. Já na Grande São Paulo, um ponto corresponde a 74.666 residências ou 205.755 telespectadores.
Fonte: Máquina do Esporte