Esportes

Pesquisa mostra que 64% da geração Z quer futebol ligado às questões sociais

Pesquisa mostra que 64% da geração Z quer futebol ligado às questões sociais
Compartilhar

Pesquisa mostra que 64% da geração Z quer futebol ligado a temas sociais – Daniel Ramalho/Vasco

Pesquisa do Grupo Consumoteca, encomendada pelo Grupo SBF, mostra que 64% dos jovens da geração Z (nascidos entre 1995 e 2010) acredita que o futebol deveria ser mais comprometido com pautas relacionadas à homofobia, racismo e machismo. É o que revela o estudo “Futebol e Geração Z: qual o match?”, que investiga hábitos e a forma desses jovens se relacionarem com a modalidade, sobretudo comparado às gerações anteriores.

Segundo o levantamento, 76% da geração Z torcem para um time e 42% acreditam que o sucesso da seleção brasileira na Copa do Mundo é o motivo de o Brasil ser considerado o país do futebol. Contudo, esses jovens pouco vivenciaram a fase mais vitoriosa da seleção brasileira e construíram sua própria conexão com o futebol.

Entre os apontamentos, a pesquisa mostra que esses jovens têm mais interesse pelo futebol quando a modalidade endereça questões da sociedade contemporânea. Para a Geração Z o futebol não pode estar desconectado de temas caros à sociedade: 63% defendem que os jogadores não deveriam esconder sua essência por questões de preconceito.

O engajamento nesse sentido é tão significativo que 27% afirmam que deixariam de torcer para seu time em caso de envolvimento em questões de preconceito de gênero, racial ou escândalo político. Entre os millennials (atualmente entre 26 e 40 anos), esse número é de 17% e na geração X (entre 42 e 57 anos), é de 20%.

O futebol é visto e consumido como conteúdo e entretenimento, muito além do esporte em si, o que amplifica as possibilidades de interação nos diversos pontos de contato do mundo digital. Isso se traduz na seguinte conclusão: a geração Z está em busca de uma nova jornada de experiência com o futebol.

Futebol feminino

A relevância de pautas sociais como aspecto de conexão da modalidade com a geração Z é também comprovada quando o tema é futebol feminino, que vem ganhando cada vez mais força e visibilidade. Com um olhar mais voltado para a equidade de gênero, 72% dos entrevistados dizem que ver mulheres em campo, em um ambiente ainda retratado como masculino, tem um grande significado de luta política e representatividade.

Nesse contexto, 32% dos entrevistados torcem para algum time feminino; 48% são neutros na hora de escolher o melhor time, masculino ou feminino, em termos de técnica; e 55% veem a seleção brasileira feminina ainda subestimada em relação à masculina.

Contudo, o cenário ainda é sobre “elas por elas”. As mulheres da geração Z apoia mais o futebol feminino do que os homens: 67% delas afirmam que deveria se investir mais nos times femininos, enquanto 57% deles afirmaram o mesmo; 35% delas discordam preferir assistir ao futebol masculino ( índice é de 22% no casos dos homens); 21% delas acompanham o Brasileirão Feminino e 27% torcem para uma jogadora específica – contra 7% respectivamente para os homens, em ambos os tópicos.

Metodologia

Para compreender as novas formas de expressão da geração Z em relação ao futebol, a pesquisa “Futebol e Geração Z: qual o match?” entrevistou, entre 12 e 18 de agosto, 1.500 pessoas acima de 16 anos, por meio de plataforma on-line, sendo 67% da geração Z; 17% de millenials; e 17% da geração X. A pesquisa teve participação de homens e mulheres das classes A, B, C e D, de todas as regiões do Brasil.

Fonte: Máquina do Esporte

Compartilhar
Matérias relacionadas
Entenda a estratégia da Suíça de usar Roger Federer para alavancar o turismo do país no outono
Esportes

Entenda a estratégia da Suíça de usar Roger Federer para alavancar o turismo do país no outono

Roger Federer é considerado por muitos especialistas e fãs de tênis como...

ESPM e LaLiga agora caminham juntas na formação dos estudantes de Administração
Esportes

ESPM e LaLiga agora caminham juntas na formação dos estudantes de Administração

Educação e esporte são uma pauta comum há décadas, mas não costumavam...

Santos e Umbro renovam contrato de fornecimento de material esportivo até 2027
Esportes

Santos e Umbro renovam contrato de fornecimento de material esportivo até 2027

A Umbro seguirá como fornecedora de material esportivo do Santos. O anúncio...

Zapping e NSports fecham acordo para transmitir Campeonato Paulista de Basquete
Esportes

Zapping e NSports fecham acordo para transmitir Campeonato Paulista de Basquete

A Federação Paulista de Basquete (FPB) anunciou, nesta quarta-feira (11), parcerias com...