Economia

Nova vilã do supermercado: por que o preço da cebola disparou em 2022?

Nova vilã do supermercado: por que o preço da cebola disparou em 2022?
Nova vila do supermercado por que o preco da cebola
Compartilhar

Aquele refogado com alho e cebola é a base de preparo do almoço de todo o brasileiro. Porém, o que se viu em 2022 foi o preço da cebola disparar, atingindo uma alta de 130%. Assim, a hortaliça passou a ocupar o primeiro lugar do ranking de produtos que mais encareceram no ano, diminuindo a frequência na mesa Brasil afora. Os dados são do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Leia mais: Exclua imediatamente estes 6 alimentos da dieta; seu coração agradece

Vale lembrar que no campo essa alta foi ainda maior: o preço pago ao produtor chegou a subir 259% e bateu o recorde na série histórica do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea/Esalq-USP), iniciada em 2000.

Alta dos preços

O que justifica essa disparada nos preços é o fato de os agricultores terem vendido menos cebolas para os mercados e feiras. Na prática, quanto menor a oferta, maior são os preços.

Os fatores que levaram a essa diminuição da venda para os mercados e feiras passam pela forte diminuição no plantio de cebola em São Paulo, Nordeste, Goiás e cerrado de Minas Gerais. No total, esse encolhimento representa 18% quando comparado a 2021.

No entanto, vale lembrar que os agricultores reduziram o plantio porque tiveram prejuízos no ano anterior. Além disso, este mesmo cenário inclui o fato de o produtor estar gastando mais com insumos, como adubos e defensivos.

O fator que influenciou é que a safra do Sul do país, principal região fornecedora, enfrentou um frio atípico, dificultando a colheita e aumentando as doenças nas plantas. Por fim, o Brasil também reduziu a compra de cebola da União Europeia. Nesse sentido, o bloco restringiu as vendas porque, por sua vez, os agricultores da Espanha diminuíram o plantio.

Tendência para 2023

Apesar do cenário ruim do último ano, a expectativa é de um leve aumento da área dedicada ao plantio de cebola. Na prática, isso pode fazer com que os preços caiam se comparados a 2022. No entanto, mesmo diante deste cenário, os preços devem começar a oscilar para baixo a partir de maio.

Contudo, é preciso seguir atento aos problemas climáticos. Eles podem manter os preços da cebola lá no alto, mesmo com maior investimento no plantio.

Fonte

Compartilhar
Matérias relacionadas
Ícone Notícias
Economia

Comparativo com o agro brasileiro mostra fosso criado pela esquerda na Argentina

O recrudescimento de políticas comerciais intervencionistas do período kirschnerista na Argentina, a...

Ícone Notícias
Economia

Governo nega que apropriação de “dinheiro esquecido” em contas bancárias seja confisco

Em nota, o Palácio do Planalto afirmou que o repasse de dinheiro...

Ícone Notícias
Economia

Após ciclo de lucros, Correios emendam terceiro ano seguido de prejuízos

Após cinco anos de resultados positivos, a Empresa Brasileira de Correios e...

Ícone Notícias
Economia

Governo poderá retomar dinheiro que estava devendo. STF já decidiu contra essa prática

Se o projeto de lei 1.847/2024 – que estabelece a reoneração da...