O Ticket Sports, plataforma de venda de inscrições para eventos esportivos, divulgou pesquisa que mostra que as mulheres ainda são minoria na participação de eventos esportivos. A Nike (material esportivo) e a Centauro (varejo) foran as marcas mais lembradas no levantamento da empresa, que coletou, em agosto, respostas de 5.756 atletas profissionais e amadores cadastrados em sua base de dados.
O levantamento mostrou que os homens (56%) dominam as inscrições de eventos esportivos, com as mulheres tento 44% de participação. O Sudeste é disparado a região com mais atletas inscritos em provas (63%). A participação das demais regiões do país é bastante baixa: Sul (17%), Nordeste (10%), Norte (5%) e Centro-Oeste (5%).
De acordo com a pesquisa, a idade média de participantes de eventos esportivos é 44 anos, com renda de 3 a 6 salários mínimos (De R$ 3.300 até R$ 6.600). Esse público participa de 2 a 5 eventos por ano e tem como principal objetivo disputar provas de 5 km e 10 km.
Consumo
Para 72% desse público, consumir produtos em eventos esportivos faz parte da experiência de disputar uma prova. Os atletas gostam de kits com qualidade, brindes e vantagens claras. Marcas apoiadoras, patrocinadoras ou que realizem ativações nos eventos esportivos ganham a preferência de compra de 46% dos participantes.
As marcas mais citadas por esse público são, pela ordem: Nike, Adidas, Asics, Olympikus e Mizuno. Entre os atletas, a marca citada por consumidor com idade média mais jovem é a Nike (39 anos), seguida por Adidas e Olympikus (43), Asics (44) e Mizuno (46).
Já quanto as marcas preferidas pelo público, a Asics se iguala à Nike principalmente entre consumidores de tênis de corrida de rua. Também se destacam Olympikus, que tem ganhado grande fatia no mercado, e Mizuno, que perdeu espaço nos últimos tempos. Para esse público, as marcas preferidas não necessariamente se devem ao desenho e cores do calçado, mas ao conforto e performance.
Quanto ao varejo, a Centauro é a rede mais lembrada pelos consumidores. Em seguida vêm Decathlon, outros, Netshoes e Nike, que tem investido bastante na intensificação de seu e-commerce.
Fonte: Máquina do Esporte