A National Basketball Association (NBA) anunciou, nesta quinta-feira (18), que a temporada regular de 2023/2024 registrou recorde de audiência nos jogos ao vivo exibidos em plataformas de streaming no Brasil e no México, além de um maior engajamento na América Latina em mídias sociais, mercadorias e desenvolvimento do basquete de base.
A liga estabeleceu um recorde de horas totais assistidas em streaming com medição nos dois países. Nesta temporada, os jogos foram transmitidos em plataformas como Amazon Prime Video, Star+ e NBA League Pass para ambos os países, além de ViX, apenas para o México, e YouTube, somente para o Brasil
Até janeiro, o total de horas assistidas de jogos ao vivo da NBA no Star+ teve um aumento de 98% no México e 60% no Brasil, em relação ao ano anterior. No YouTube, a audiência cresceu 51%.
O número de espectadores únicos diários do NBA League Pass na América Latina, por sua vez, avançou em 28%, enquanto as contas oficiais de mídia social da liga na região somaram mais de 2,2 milhões de seguidores.
Mais de 2,2 milhões de pessoas visitaram as 31 lojas da NBA no Brasil nesta temporada, o que representa um aumento de 28% em relação ao ano anterior. Com isso, as vendas de mercadorias no país cresceram 51%, no período.
O NBA Park, em Gramado (RS), espaço temático da liga, recebeu mais de 130 mil fãs vindos de 2 mil cidades espalhadas pelo Brasil, em sua primeira temporada completa desde a inauguração.
O Jr. NBA, o programa global de basquete juvenil da liga para meninos e meninas, alcançou mais de 19 milhões de jovens no Brasil e no México, por meio de uma programação presencial e virtual. O número representa um aumento de 14% em relação ao ano anterior.
Segundo dados de YouGov NBA Global Fan Study e Nielsen Sports Global Fan Insights, a base de fãs jovens da NBA em ambos os países mais do que triplicou, de 2019 a 2023.
Fonte: Máquina do Esporte