Começamos a semana de gala do automobilismo no Brasil, com o GP de São Paulo de F1, em Interlagos, com muito a comemorar na cena do esporte a motor nacional.
Depois de ficar em ponto morto no período da pandemia, o mercado do automobilismo brasileiro engatou um ritmo muito forte em 2022, com resultados internacionais expressivos e novos aportes relevantes de patrocinadores.
A começar pela categoria rainha, estamos muito bem-servidos com Pietro Fittipaldi como reserva da equipe Haas e a recente contratação do campeão da Fórmula 2, Felipe Drugovich, pela Aston Martin também para ser suplente em 2023.
Vale destacar a entrada da Oakberry como patrocinadora do neto do bicampeão Emerson Fittipaldi e da equipe. Uma marca 100% brasileira e envolvida diretamente na equipe norte-americana sem dúvida pode ser o combustível adicional para o retorno da bandeira nacional em tempo integral em um dos 20 carros de competição mais cobiçados do planeta.
A rota brasileira rumo à F1 esteve muito bem-preenchida em todos os degraus em 2022 e promete mais ainda no ano que vem. Além do campeão Drugovich, Enzo Fittipaldi fez bonito na F2 e deve ser candidato ao título em 2023. Na F3, Caio Collet venceu corridas e foi o segundo piloto do grid com mais voltas lideradas. Gabriel Bortoletto terminou a temporada da Fórmula Regional Europeia vencendo, e Dudu Barrichello fez pódios na categoria. Rafa Câmara, outro piloto apoiado pela Oakberry há dois anos, venceu nove corridas em sua campanha inaugural nos monopostos, com o status de piloto da Academia Ferrari na F4.
Com Matheus Morgatto, o Brasil encerrou um jejum de 24 anos sem títulos no Campeonato Mundial de Kart. E o brasiliense Gabriel Koenigkan mostrou que a base vem forte também com a medalha de prata conquistada na semana passada no FIA Motorsport Games, em Paul Ricard, na França.
Outras grandes novidades nas pistas nacionais vieram com o surgimento da F4 Brasil e a expansão do TCR nas nossas pistas. São novos eventos, que incrementaram mais ainda a cena do motorsport brasileiro.
A Copa Truck fechou seu campeonato neste domingo (6), com uma jornada cheia de reviravoltas em Goiânia, culminando com o título para Welington Cirino. A Porsche Cup decide seu campeonato de sprint nesta semana, no evento suporte do GP de F1. Será coroado o primeiro campeão da era dos novos carros da geração 992, no ano em que a categoria dos carros de competição mais produzidos no planeta bateu recorde de patrocinadores.
E, por fim, a Stock Car promete mais ainda, com a final em dezembro, em Interlagos, tendo Rubens Barrichello como protagonista na disputa do título contra Daniel Serra, Gabriel Casagrande e o argentino Matías Rossi.
Luis Ferrari é CEO da Ferrari Promo e escreve mensalmente na Máquina do Esporte sobre o esporte a motor
Fonte: Máquina do Esporte