O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) recebeu nesta sexta-feira (3) o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), no Palácio do Planalto. O encontro, a princípio, não constava na agenda oficial do chefe do Executivo. Os dois debateram a tramitação das pautas econômicas no Congresso, como a reforma tributária e projetos para aumentar a arrecadação.
Pacheco se comprometeu a ajudar o governo com as pautas econômicas, informou o Poder360. O encontro ocorre após o Senado impor uma derrota ao governo Lula. No dia 25 de outubro, os senadores vetaram a indicação de Igor Roque Albuquerque para comandar a Defensoria Pública da União (DPU). Além disso, Pacheco anulou o envio dos três nomes indicados pelo Planalto e aprovados pela Casa para ocupar vagas no Superior Tribunal de Justiça (STJ) para apurar suspeitas de favorecimento.
O ato de Pacheco não anula a aprovação do nomes, que ocuparão os cargos de ministros no STJ, mas a Advocacia do Senado vai apurar o episódio. Na semana passada, o presidente afirmou que dificilmente cumprirá a meta fiscal de déficit zero estabelecida pelo ministro da Fazenda, Fernando Haddad. Após a declaração do petista, Pacheco defendeu Haddad e disse que ir na “contramão” das determinações da meta fiscal “colocaria o país em rota perigosa”.
Depois de se reunir com o presidente do Senado, o petista recebeu Haddad, nesta noite, no Palácio da Alvorada. Já na próxima quarta (8), a expectativa é de que Lula converse com lideranças do Senado.