Cinema

Jogo Justo (2023) | Um homem frustrado é capaz de tudo

Netflix e Mostra Internacional de Cinema de São Paulo criam prêmio para filmes brasileiros
Jogo Justo (2023) | Um homem frustrado é capaz de
Compartilhar

Emily (Phoebe Dynevor) e Luke (Alden Ehrenreich) trabalham numa empresa de investimentos. Eles são namorados, estão apaixonados, têm um apetite sexual dos bons, vão iniciar um noivado e vivem uma vida muito feliz. Mas tudo isso começa a desmoronar, quando Emily ocupa um cargo de gerência na empresa e ele não. 

Jogo Justo (2023) | Um homem frustrado é capaz de tudo

Essa é a trama principal de “Jogo Justo” (Fair Play), suspense erótico original Netflix e estreia de Chloe Domont (Ballers) como diretora num longa metragem. A cineasta soube explorar muito bem como um homem reage quando uma mulher ocupa espaços que sempre foi dele, mesmo que essa pessoa seja sua aliada.

Jogo Justo (2023) | Um homem frustrado é capaz de tudo

Na história, e de forma não esperada, pois tudo indicava que a vaga seria de Luke, Emily é a escolhida pelos grandões da empresa a ocupar a vaga deixada por um antigo gerente e passa a ser chefe do próprio namorado. 

Luke, por sua vez, não recebe e nem digere a informação muito bem, se frustra profundamente e deixa isso transparecer em todos os momentos da sua vida a partir dessa ruptura. Se Emily está conversando com os chefes, sorrindo e dando ótimas ideias pro sucesso da empresa, ele está julgando, se corroendo e tramando pra tentar ser melhor e se vingar de alguma forma.

Jogo Justo (2023) | Um homem frustrado é capaz de tudo

Se ela sai com os colegas de trabalho pra comemorar a aquisição de um cliente ou o lucro na venda de ações, ele além de não suportar o sucesso que era pra ser dele, condena tudo que ela faz e passa até a desconfiar a fidelidade da namorada. Acha que ela se vendeu ou que até mesmo transou com o chefe pra ficar com o cargo. 

Luke vai se destruindo na mesma proporção que ela vai obtendo o sucesso. No filme isso é mostrado de forma sutil por Chloe de início, mas com o passar do tempo, a frustração vai aumentando, suas atitudes vão piorando até ficarem mais evidentes e esse sentimento passa a dar lugar a coisas bem piores. Ele começa a se tornar abusivo, controlador, dissimulado e muito violento. Enquanto isso, Emily vai tentando recuperar o relacionamento e salvar o noivado, ao mesmo tempo que segura as pontas no mercado financeiro. 

Jogo Justo (2023) | Um homem frustrado é capaz de tudo

A importância das comédias românticas pra saúde do cinema

“Jogo Justo” é um filme que dá aquela agonia de querer saber logo o final, de querer ver a outra parte se ferrando logo de uma vez, de torcer pra protagonista acordar e reagir, de não enrolar com coisas banais e sem sentido. Ele consegue fazer tudo isso com o espectador de forma genial e como há muito não acontecia, principalmente com filmes originais da Netflix.

 

Porém, há nesse longa metragem a virtude de conseguir misturar todos esses elementos num enredo simples: mostrar como a frustração de um homem o corrói ao ponto de se tornar um psicopata por conta uma vaga de emprego que foi preenchida pela própria namorada (que obviamente tinha muito mais talento que ele e o filme vai deixar isso evidente). 

“Jogo Justo” está disponível na Netflix, vale assistir agora ou colocar na sua lista. Preste atenção no aviso de gatilho:

 – Tem cenas gráficas de estupro e violência psicológica.

Fonte: www.proibidoler.com

Compartilhar
Matérias relacionadas
Curiosidades sobre "Os Batutinhas" (1994)
Cinema

Curiosidades sobre “Os Batutinhas” (1994)

Facebook Twitter LinkedIn Pinterest WhatsApp Os anos 90 foram incríveis, cheios de...

Madame Teia (2024)
Cinema

DeadPool & Wolverine | Podem fechar a tampa do caixão da Marvel Studios

Facebook Twitter LinkedIn Pinterest WhatsApp Eu sei que só de ler o...

Site mostra filme que bombava nas bilheterias no dia que você nasceu
Cinema

Site mostra filme que bombava nas bilheterias no dia que você nasceu

Facebook Twitter LinkedIn Pinterest WhatsApp Você consegue imaginar o que estava acontecendo...

Proibido Ler
Cinema

Madame Teia (2024) | Uma teia de fios soltos e confusos

“Madame Teia” (2024), o mais novo filme do universo do Homem-Aranha criado...

/* */