Carros zumbi | 5 modelos que morreram e continuam à venda no Brasil

Carros zumbis são modelos que saíram de linha, mas, de vez em quando, aparecem nas relações de novos emplacamentos em meio a automóveis tradicionais e atuais, como Chevrolet Onix, Hyundai HB20 e Volkswagen T-Cross. Além deles, destacam-se os recém-chegados BYD Dolphin, 100% elétrico, e GWM Haval H6, híbrido que tomou conta do segmento desde maio de 2023.

Mas por que esses carros que “morreram” voltam à vida, tal qual os zumbis?

Continua após a publicidade

O fenômeno, na verdade, é fácil de ser explicado. Ele ocorre porque alguns carros antigos permanecem guardados por muito tempo, até que, por razões que só os proprietários conhecem, são licenciados e emplacados pela primeira vez. Assim, esses “zumbis” passam a constar na lista de emplacamentos dos 0km de determinado mês.

5 modelos que de carros zumbi no Brasil

Até o início de agosto, a relação de carros 0km emplacados no Brasil em 2023 divulgada pela Fenabrave contou com alguns carros zumbi. Selecionamos abaixo 5 carros que morreram, mas seguem à venda por aqui.

5. Ford Corcel

Continua após a publicidade

Abrindo a lista de carros zumbi que ainda estão à venda no Brasil temos um representante da Ford, empresa que não tem mais fábricas em território nacional, mas segue com bons lançamentos por aqui, como o Territory, SUV que chegará em breve em sua nova geração.

A Ford teve, nas décadas de 1960, 1970 e 1980, alguns modelos icônicos no Brasil, como o Corcel. E foi justamente o sedan médio, aposentado há 37 anos, que registrou 6 novas unidades emplacadas entre 1º de janeiro e o início de julho de 2023.

4. Volkswagen Kombi

Continua após a publicidade

Enquanto a ID.Buzz, ou Kombi elétrica, não inicia as vendas no Brasil, a Kombi tradicional, símbolo do movimento hippie das décadas de 1960 e 1970, permanece viva em território verde-amarelo.

O ranking de emplacamentos da Fenabrave de julho de 2023 apontou que a Kombi foi o 41º veículo comercial leve mais emplacado do mês no Brasil, com 3 novas unidades devidamente licenciadas e prontas para rodar.

3. Volkswagen Santana

Continua após a publicidade

Mais um carro da marca alemã que fez história no Brasil em mais de uma geração até ser aposentado definitivamente, em 2006, “pipocou” na lista de novos emplacamentos da Fenabrave em 2023.

Estamos falando do Santana, sedan médio derivado do Passat alemão, que no Brasil teve como principal rival o Chevrolet Monza. O luxuoso modelo da Volkswagen teve um carro 0km emplacado e licenciado em 2023 e, por isso, faz jus ao apelido de zumbi.

2. Renault Fluence

Continua após a publicidade

O Renault Fluence é outro modelo que se encaixa perfeitamente na relação de carros zumbi. Apesar de ter saído de linha no Brasil em 2018, o três volumes que era produzido na Argentina teve um emplacamento registrado em 2023.

No Brasil, o carro foi vendido em duas versões, sendo que a Privilege, dotada de motor 2.0, foi a que fez mais sucesso. Apesar do visual atraente e do bom pacote de equipamentos, a fama de beberrão do motor 4 cilindros 2.0 16 válvulas flex contribuiu para o fim prematuro do modelo.

1. Chevrolet Classic

Continua após a publicidade

O Chevrolet Classic nada mais é do que o Corsa sedan rebatizado. A montadora renovou a geração original do hatch e do sedan, mas, como o velho três volumes vendia bem, resolveu mantê-lo em produção, apenas retirando o nome “Corsa” e passando a chamá-lo de Chevrolet Classic.

O Classic ficou durante 21 anos em linha no mercado brasileiro e, em agosto de 2016, saiu definitivamente de cena. Como bom “morto-vivo”, porém, teve uma unidade 0km emplacada e licenciada em 2023. Por isso, encerra nossa lista de 5 carros zumbi à venda no Brasil.

E aí? Lembra de mais algum modelo de carro zumbi que segue vivo no Brasil? Comente conosco em nossas redes sociais qual o “morto-vivo” que você viu rodando por aí novinho em folha.

Continua após a publicidade

Fonte: Fenabrave

Mostre mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor desativar seu adblock para continuar!