08.11.2023 · 12:17 · Vereador Coronel Villasanti
Clique na imagem para ver a galeria completa
A Comissão Permanente de Proteção dos Direitos da Criança e do Adolescente em parceria com a Frente de Prevenção a Violência contra Criança e Adolescente, composta pela Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/MS), Polícia Civil (SEJUSP), Secretaria Municipal de Educação (SEMED), Defensoria Pública, Tribunal de Justiça (TJ) e Projeto Nova, esteve nesta quarta-feira (08/11), na Escola Municipal Tomaz Ghirardelli (bairro Parque do Lageado), para lançar duas Cartilhas voltadas à prevenção contra a violência e o abuso sexual. A Escola tem 2.500 alunos, com aulas nos três períodos.
As Cartilhas foram produzidas pelo Tribunal de Justiça (Estrelas na Cabana) em parceria com Projeto Nova e Polícia Civil (Conheça a Foxy) com intuito de informar de maneira lúdica às crianças e adolescentes, sobre situações de abuso, e ampliada a divulgação por meio da instalação de um banner com QR CODE para acesso aos dois materiais.
O projeto piloto que prevê ações contínuas, onde já foram contempladas 20 das 205 escolas municipais, além de ser ampliado aos 79 municípios de Mato Grosso do Sul, para que informações sejam difundidas e multiplicadas, tendo em vista o êxito do projeto piloto desenvolvido em Campo Grande este ano.
“É fundamental o envolvimento de toda comunidade escolar, neste processo de levar conhecimento sobre as formas de violência e os canais corretos para denúncia, gerando um maior envolvimento das crianças e adolescentes, dos pais e responsáveis para fortalecimento da rede de proteção, onde contamos com um material didático bem produzido que pode ser compartilhado entre as crianças e adolescentes de forma rápida por meio da tecnologia, via QR code”, destacou o vereador Coronel Villasanti.
Durante a visita, o vereador Coronel Villasanti em conversa com o Diretor da Escola Municipal Tomaz Ghirardelli André Luiz, destinou o valor de R$100 mil reais em Emenda Impositiva/2024 para a reforma da quadra de esportes da escola. “Fico muito satisfeito em saber que os alunos do próximo ano vão poder desfrutar de uma quadra em melhores condições”, destacou o diretor.
A OAB/MS por meio da Comissão dos Direitos da Infância e Adolescência e o Tribunal de Justiça, assim como as demais instituições se comprometeram, em parceria com a SEMED, iniciar um ciclo contínuo de palestras nas escolas, para auxiliar na divulgação das informações.
Para o ano letivo de 2024 o Projeto Estrelas na Cabana do Tribunal de Justiça, já está recebendo ofício das escolas para programar palestras, exibição do filme além da distribuição de exemplares físicos da cartilha Estrelas na Cabana, aos alunos da 1º ao 9º ano.
Vanusa Menegazzi
ssessoria de Imprensa do Vereador