O secretário especial do Tesouro e Orçamento do Ministério da Economia, Esteves Colnago, pediu exoneração do cargo. A pasta informou, em nota, que o atual secretário especial adjunto do Tesouro, Julio Alexandre, atuará como secretário especial substituto até o fim deste ano. A exoneração de Colnago começou a contar a partir de 1º de dezembro.
Ele precisará cumprir quarentena de seis meses para poder trabalhar na iniciativa privada. Colnago agradeceu “ao ministro Paulo Guedes pela oportunidade de ter feito parte da equipe do ME desde o início deste governo”. Analista de carreira do Banco Central do Brasil, Colnago é mestre em economia pela Universidade de Brasília (UnB) e já foi ministro do Planejamento durante o governo de Michel Temer (MDB).
Antes de outubro de 2021, quando se tornou secretário especial, o economista atuou como chefe da Assessoria Especial de Relações Institucionais do Ministério. No governo Bolsonaro, também trabalhou como secretário adjunto da Secretaria Especial de Assuntos Federativos da Presidência da República antes de integrar a equipe do Tesouro.