43 Anos da EE Maria da Glória Muzzi Ferreira,”…eu conto essa história”

A eletiva contou com a participação dos estudantes que produziram diversos materiais, como convites para a culminância, playlist de músicas a partir dos anos 1980 até o presente momento

Durante o primeiro semestre do ano letivo de 2023 a professora de Arte Bruna Adenice e a professora coordenadora de Práticas Inovadoras Vitória Nazareth, da Escola Estadual Maria da Glória Muzzi Ferreira, em Dourados, desenvolveram juntas a eletiva do bloco de linguagens, visando relembrar os 43 anos da unidade escolar, através de entrevistas, fotos, podcasts e vídeocast.

A eletiva contou com a participação dos estudantes que produziram diversos materiais, como convites para a culminância, playlist de músicas a partir dos anos 1980 até o presente momento. Entrevistaram os funcionários das escolas, professores, alunos e alguns ex-alunos.

Durante a pesquisa de ex-alunos descobrimos que a apresentadora Daniela Albuquerque Dallevo também estudou na unidade escolar. A PCPI Vitória Nazareth entrou em contato com a assessora da apresentadora que fez o agendamento da entrevista com a estudante egressa, durante o diálogo a apresentadora comentou que estudou na instituição ainda criança, que tem algumas lembranças da escola como o morro que tinha para escorregar durante o intervalo.

A jornalista e apresentadora destacou que gostava muito de participar dos eventos da escola e também que tinha muito carinho por toda a equipe da instituição, reforçando que ter estudado na escola foi muito importante para sua vida, enquanto morou em Dourados.

Estudante egressa, hoje modelo, Merenciana Alves Corrêa participou do videocast

A eletiva também realizou entrevista com a Miss Guiratinga Earth 2023, Merenciana Alves Correa, ex-aluna da Escola Maria da Glória Muzzi que atualmente é modelo fora do Mato Grosso do Sul. Merenciana comentou que aos 19 anos está abrindo sua própria empresa e continua investindo na carreira de modelo. Ela ainda lembrou dos professores que fizeram a diferença em sua vida sempre incentivando os alunos a prosseguirem.

Outra entrevista foi uma aluna estrangeira Ester Lúcia que mora há três anos no Brasil. A estudante comenta que a adaptação foi difícil, porém ela nunca sofreu nenhum tipo de discriminação.

Já o aluno Vitor Arce comentou que presenciou algumas adaptações que ocorreram no prédio, bem como ao novo ensino médio, ele também ressaltou que a escola conta com uma educação de qualidade para seus estudantes.

Oficina de resina e biscuit

A professora de Ciências Rafaella Caroline Bernardi Marchiotti e professora de Biologia Elaine Novak, realizaram uma oficina em parceria com o curso de licenciatura Ciências Biológicas da UFGD- Universidade Federal da Grande Dourados, onde os acadêmicos juntamente com a docente Viviana de Oliveira Torres, estiveram na escola para a realização dessa ação.

No período matutino a professora Elaine desenvolveu a oficina com as turmas do segundo ano do ensino médio, onde os estudantes já vinham estudando o conteúdo com a professora, no dia da oficina a docente Viviana apresentou um breve resumo teórico e em seguida já realizou a aula prática onde os alunos aprenderam a trabalhar com a resina e o biscuit, vale ressaltar que os alunos estavam com EPI´s e todo o material utilizado nas oficinas foram doações da Universidade.

Oficina de residna e biscuit foi realizada na unidade escolar

A oficina de resina e biscuit sobre modelos didáticos de invertebrados é um evento educativo que combina a técnica de trabalhar com resina e biscuit para criar representações realistas de diferentes tipos de invertebrados. O objetivo principal da oficina é fornecer aos participantes, as habilidades necessárias para produzir modelos didáticos eficazes de invertebrados para uso em salas de aula, museus ou exposições.

Durante a oficina, os participantes aprenderam sobre os conceitos básicos de anatomia, características e classificação dos invertebrados. Eles também seguiram orientações orientadas sobre como usar a resina e o biscuit de forma criativa para moldar e esculpir essas formas de vida. Isso envolve o processo de mistura e aplicação da resina, bem como a modelagem e escultura de detalhes usando a massa de biscuit.

Os observados na oficina podem incluir: Introdução aos Invertebrados: Visão geral das principais categorias de invertebrados, como artrópodes, moluscos, equinodermos, anelídeos e outros. Técnicas de Modelagem: Instruções passo a passo sobre como criar estruturas básicas de invertebrados usando uma massa de biscuit, incluindo a formação de partes como tentáculos, conchas, pernas e antenas.

Adersino Junior, SED

Fotos: Arquivo escolar.

 

 

Fonte: Policia Civil MS

Mostre mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor desativar seu adblock para continuar!