Economia

Conselho da Vale adia novamente decisão sobre presidente

Ícone Notícias
Compartilhar

Vale avalia prorrogar mandato do presidente ou iniciar processo sucessório
Vale avalia prorrogar mandato do presidente ou iniciar processo sucessório| Foto: Tomaz Silva/Agência Brasil

O Conselho da Vale não conseguiu definir nesta quinta-feira (15) qual será o futuro da sucessão do presidente da companhia, Eduardo Bartolomeo. A reunião entre os conselheiros terminou sem consenso.

Segundo apuração da Folha de S. Paulo, dos 13 conselheiros da companhia, um se absteve da votação 6 votaram pela recondução do atual presidente e outros 6 pela abertura de processo de sucessão.

De acordo com a Vale, a reunião extraordinária para deliberar sobre o tema “terminou de forma inconclusiva e o conselho voltará a se reunir nos próximos dias em busca de uma definição sobre o assunto”.

A sucessão da companhia ganhou forças após o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) cogitar a indicação do ex-ministro Guido Mantega para o comando. Porém, rumores deram conta da desistência do Planalto, após sinalização de que o conselho de administração não aprovaria o nome do ex-ministro.

O mandato de Bartolomeo termina em 26 de maio e, pelo estatuto da companhia, as tratativas devem começar com três meses de antecedência. A companhia esclareceu que a escolha definitiva pode ocorrer até o fim do mandato.

As recomendações de três candidatos devem ser enviadas por consultoria de headhunters e devem incluir o nome do atual presidente.

A substituição de Bartolomeo vem sendo defendida pelo governo e conta com o apoio de dois conselheiros indicados pela Previ, Daniel Stieler e João Luiz Fukunaga, e pelo indicado pelo Bradesco, Fernando Jorge Buso Gomes.

Além deles, a Folha informou que votaram contra a recondução do atual comandante o representante dos trabalhadores, André Viana, e os conselheiros independentes Marcelo Gasparino e Rachel de Oliveira Maia.

Fonte

Compartilhar
Matérias relacionadas
Ícone Notícias
Economia

Comparativo com o agro brasileiro mostra fosso criado pela esquerda na Argentina

O recrudescimento de políticas comerciais intervencionistas do período kirschnerista na Argentina, a...

Ícone Notícias
Economia

Governo nega que apropriação de “dinheiro esquecido” em contas bancárias seja confisco

Em nota, o Palácio do Planalto afirmou que o repasse de dinheiro...

Ícone Notícias
Economia

Após ciclo de lucros, Correios emendam terceiro ano seguido de prejuízos

Após cinco anos de resultados positivos, a Empresa Brasileira de Correios e...

Ícone Notícias
Economia

Governo poderá retomar dinheiro que estava devendo. STF já decidiu contra essa prática

Se o projeto de lei 1.847/2024 – que estabelece a reoneração da...

/* */