COB fecha patrocínio com Neoenergia e completa lista de 21 parceiros para os Jogos de Paris 2024

O Comitê Olímpico do Brasil (COB) anunciou o 21º contrato de patrocínio para o ciclo que será finalizado com os Jogos Olímpicos de Paris 2024. A Neoenergia é a nova parceira comercial do Time Brasil e terá direito a ativações utilizando os símbolos da entidade durante a competição. O contrato é válido até o final de 2025, com possibilidade de renovação.

Além da Neoenergia, o COB conta com patrocínio de XP, Medley, Mormaii, Vivo, Smart Fit, Hemmer, Havaianas, Azul, Riachuelo, Subway, Grupo Águia, Peak, Estácio, NSports, Voke, Ajinomoto, Aliança Francesa, Águia Branca, Max Recovery e New On.

“Assinamos com o COB por dois anos, mas com vontade de continuar com eles por mais um ou dois anos”, afirmou Lorenzo Perales, diretor de marketing da Neoenergia, em entrevista à Máquina do Esporte.

Caso complete esse ciclo, a multinacional espanhola seria apoiadora do Time Brasil até a próxima edição dos Jogos Olímpicos de Verão, em Los Angeles 2028.

A empresa, que faz parte do Grupo Iberdrola, atua no Brasil desde 1997. Atualmente, possui cerca de 16,4 milhões de clientes na prestação de serviços de distribuição de energia. A companhia conta com cinco distribuidoras no país e está presente em 18 estados e no Distrito Federal.

Valores

Para Perales, dois valores fizeram com que houvesse aproximação com o Movimento Olímpico: sustentabilidade e igualdade de gênero. Justamente o segundo é uma das premissas do Comitê Olímpico Internacional (COI), que prevê que Paris 2024 será a primeira edição das Olimpíadas com o mesmo número de homens e mulheres competindo.

“O Brasil terá mais mulheres do que homens em Paris. Essa é a primeira medalha que o Time Brasil irá conquistar”

Lorenzo Perales, diretor de marketing da Neoenergia

De fato, a delegação brasileira em Paris 2024 terá maioria feminina na Vila Olímpica. O país classificou 276 atletas em 39 modalidades e, pela primeira vez na história, as mulheres serão maioria. São 153 representantes do sexo feminino, o que representa 55,4% do total, Em Tóquio 2020, as mulheres eram 47% da equipe nacional.

Não é o primeiro esforço de aproximação da Neoenergia com o esporte feminino. Anteriormente, a empresa se tornou patrocinadora da seleção brasileira feminina em contrato assinado com a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) em 2021. O acordo, que também engloba os naming rights do Brasileirão Feminino, é válido por quatro anos.

“Quando ninguém olhava o esporte feminino, nós chegamos e assinamos com a seleção feminina. O futebol feminino precisava de investimentos”, apontou Perales, com passagens por Real Madrid e CBF.

Segundo o espanhol, no momento, a multinacional espanhola conversa com a confederação sobre a renovação do patrocínio, que vence no final do ano.

A empresa também possui um time de embaixadoras que é integrado por três atletas que estarão em ação em Paris: a nadadora Ana Marcela Cunha, campeã olímpica na maratona aquática em Tóquio 2020, a ciclista Ana Vitória Magalhães, a Tota, e a lateral Antonia Silva, da seleção feminina de futebol. A nadadora Celine Bispo também estará nos Jogos por meio do programa do COB para jovens atletas.

Ana Marcela Cunha é embaixadora da Neoenergia – Ana Lidia Borba / Neoenergia

Renovações

Para o COB, o contrato com a Neoenergia fecha a lista de patrocinadores para o atual ciclo olímpico que será finalizado com os Jogos de Paris 2024. A partir do final das Olimpíadas, haverá uma avaliação das parcerias atuais e conversas para possíveis renovações.

“Em Paris, ainda temos várias entregas e ativações para fazer, seja na Casa Brasil, na Fan Fest [no Parque Villa-Lobos, em São Paulo (SP)] ou nos canais digitais”, revelou Gustavo Herbetta, diretor de marketing do COB.

Para algumas marcas com atuação nacional, como a Vivo, faz mais sentido ativar na Fan Fest, batizada de Festival Olímpico Parque Time Brasil, em São Paulo (SP), já que não possuem atuação na França. Outras, de alcance global, farão ações também em Paris.

“Após Paris, 90% dos nossos patrocinadores entram em processo de renovação e de mapear opções”

Gustavo Herbetta, diretor de marketing do COB

“E teremos um calendário bem apertado, com COB Expo [em setembro] e PBO [Prêmio Brasil Olímpico, em dezembro]”, acrescentou o executivo.

Vivo, Kraft Heinz (que ativa a marca Hemmer no COB) e Grupo Águia são contratos válidos até 2028, além da Neoenergia, já garantida ao menos até o ano que vem.

O primeiro grande desafio será a renovação do acordo de fornecimento de material esportivo, que hoje pertence à Peak, parceira desde 2017. A empresa chinesa, que também possui acordos com comitês de países como Bélgica e Nova Zelândia, já vestiu o Time Brasil em Tóquio 2020 e agora em Paris 2024.

“Eles têm o interesse de renovar e entrar no mercado brasileiro, mas ainda não conseguiram devido à dificuldade de entender impostos e taxações. Na China, o faturamento da Peak é maior do que o mercado de material esportivo do Brasil inteiro”, destacou Herbetta.

Fonte: Máquina do Esporte

Mostre mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor desativar seu adblock para continuar!