Já está liberado o calendário de pagamento do Auxílio Brasil para maio. Neste mês, o benefício começa a ser pago a partir do dia 18 e vai até 31.
Para se candidatar ao Programa é necessário que a família esteja inscrita no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal e tenha atualizado seus dados cadastrais nos últimos 2 anos.
Podem participar do Programa as famílias em situação de pobreza ou extrema pobreza que tenham, em sua composição, gestantes, nutrizes (mães que amamentam), crianças, adolescentes e jovens entre 0 e 21 anos incompletos. As famílias extremamente pobres são aquelas que têm renda familiar per capita mensal igual ou inferior a R$ 105,00 (cento e cinco reais). As famílias pobres são aquelas que têm renda familiar per capita de R$ 100,01 (cem reais e um centavo) a R$ 200,00 (duzentos reais).
Confira o calendário completo:
Tempo para sacar
As parcelas mensais ficam disponíveis para saque por 120 dias após a data indicada no calendário. Os beneficiários podem conferir no extrato de pagamento a “Mensagem Auxílio Brasil”, com o valor do benefício.
Os CRAs (Centros de Referência de Assistência Social) e os outros centros de atendimento do Auxílio Brasil podem entrar em contato com a agência de relacionamento da Caixa Econômica Federal (operadora do programa) no município para obter os cartazes de divulgação com as datas. Os cartazes de divulgação também estão disponíveis aqui.
Em caso de dúvidas, há três canais de atendimento. O número 121, do Ministério da Cidadania, reúne informações e é a central para denúncias. O número 111 é o canal de Atendimento ao Cidadão da Caixa Econômica Federal, e congrega informações sobre o cartão e o saque do benefício. Também é possível acompanhar as principais informações sobre o benefício pelo aplicativo Auxílio Brasil, da Caixa Econômica Federal.
Meu Auxílio Brasil não caiu na conta digital, o que fazer?
O fato de muitos beneficiários relatarem que o Auxílio Brasil, apesar de liberado, não está na conta, tem causado dúvidas e muitos acreditam que ficarão sem o pagamento, diante do bloqueio ou mesmo do cancelamento feito pelo governo.
Mas saiba que isso acontece porque o benefício foi liberado, mas ainda não caiu na conta, tendo em vista que não chegou a data em que o dinheiro fica disponível para saque ou para o pagamento, conforme estabelece o calendário do Auxílio Brasil.
A situação, apesar de angustiante, pode ser resolvida de forma simples, no entanto, se o pagamento estiver com o status “bloqueado” é porque foram identificadas inconsistências sérias nas informações que foram prestadas pela família no CadÚnico (Cadastro Único para programas sociais).
Para conferir todas essas informações, o governo está realizando mensalmente a revisão dos cadastros para fazer a exclusão dos beneficiários do programa social, além da inclusão de novas famílias de baixa renda que possuem direito ao benefício.