Diversos bairros de São Paulo e de Guarulhos ficaram sem energia no final da tarde deste sábado (31). O Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) informou que, às 17h31, houve o desligamento de todos os equipamentos da subestação Guarulhos, que pertence à Eletrobras.
A ONS disse ainda, por meio de nota, que a ocorrência interrompeu as cargas da Enel, responsável pelas subestações Norte e Miguel Reale, em São Paulo, e de linhas de transmissão de energia da EDP, que atende Guarulhos. Ainda não se sabe a causa do incidente.
De acordo com o G1, em São Paulo, há relatos de queda de energia nos bairros Vila Maria, Vila Guilherme, Vila Gustavo, Jaçanã, Parque Edu Chaves (Zona Norte); Pari, Mooca, Brás, Belém, Tatuapé, Penha, Cangaíba, Itaquera, São Mateus, São Miguel (Zona Leste) e Jardins, Centro Histórico e Paraíso (Centro).
A Enel afirmou, por meio de um comunicado, que “uma ocorrência envolvendo o sistema de transmissão, que não pertence à Enel, afetou o fornecimento de energia para clientes da distribuidora”, e que está trabalhando para reduzir o número de clientes impactados.
Já a EDP disse que, em Guarulhos, o problema impactou principalmente a região de Vila Galvão, Gopouva, Vila Rosália, Macedo, Parque Continental e Parque Santo Antônio. A companhia também frisou que uma força-tarefa está em operação para reestabelecer o fornecimento de energia o mais rápido possível.