O YouTube experimenta um novo formato para anúncios exibidos durante lives, anunciou a plataforma na última segunda-feira (05). O novo modelo coloca a publicidade em Picture-in-picture (PiP) em vez de cobrir toda a transmissão ao vivo.
O teste, que acontece com uma quantidade limitada de usuários, oferece uma publicidade menos disruptiva para lives. Tradicionalmente, quando chega o momento de mostrar a propaganda, o usuário tem toda a transmissão coberta pelo anúncio, tirando a atenção de possíveis acontecimentos importantes.
Nesse novo formato, a publicidade é exibida em uma janela flutuante, mas não cobre a tela inteira. Assim, o conteúdo da live continua visível, mas o anunciante ainda consegue a atenção do público.
O YouTube experimenta novos formatos para publicidade ao vivo. (Imagem: Getty Images)Fonte: GettyImages
Os criadores de conteúdo poderão escolher o novo formato nas configurações de monetização. Essa opção pode ser habilitada por padrão em futuras transmissões.
Como sempre, a receita obtida a partir de publicidade exibida em uma transmissão ao vivo é resumida no YouTube Analytics.
Anúncios menos disruptivos
Aparentemente, o Google entende que a exibição de publicidade em tela cheia não combina com transmissões ao vivo, servindo mais como um empecilho do que de fato um espaço para anúncios. Os anúncios não só pegavam o usuário de surpresa, como também podiam tirá-lo de momentos importantes da live.
Porém, essa abordagem mais inofensiva pode ser uma tentativa do YouTube de convencer usuários de que anúncios não são lá tão ruins. Sim, vídeos tradicionais ainda são antecedidos por propagandas em vídeo, mas não interrompem conteúdo de forma tão marcante quanto em transmissões ao vivo.
YouTube testa anúncios em lives que não cobrem a tela inteira. (Imagem: Getty Images)Fonte: GettyImages
Hoje, o Google trava uma briga intensa contra bloqueadores de anúncios. O YouTube implementa uma série de mecanismos para desencorajar a ativação de anúncios no site.
A última tentativa da empresa para evitar o uso de adblockers foi a exibição de telas pretas antes de vídeos. A empresa não confirmou a implementação do recurso, mas essa não foi a primeira vez que o site apresentou comportamento estranho para quem tem extensões ativadas.