O carro elétrico Xiaomi SU7 foi anunciado oficialmente nesta quinta-feira (28). Em evento realizado na China, a empresa revelou novos detalhes, cores e especificações do automóvel, que deverá ser comercializado no país, inicialmente.
O modelo está disponível em duas versões:
-
Xiaomi SU7: autonomia de 668 km, velocidade máxima de 210 km/h;
-
Xiaomi SU7 Max: autonomia de 800 km, velocidade máxima de 265 km/h.
O Xiaomi SU7 terá suas primeiras unidades entregues ainda em 2024.
O Xiaomi SU7 padrão é capaz de atingir de 0 a 100 km/h em 5,28 segundos. Na versão SU7 Max, a mesma velocidade é alcançada em apenas 2,78 segundos. Respectivamente, os modelos possuem potência de 299 cavalos e 673 cavalos.
A principal diferença que torna a versão SU7 Max mais potente é, justamente, a adição de um segundo motor. Com o anúncio oficial, a empresa afirmou, ainda, que pretende se tornar uma das cinco maiores montadoras de automóveis do mundo “nos próximos 15 a 20 anos”, segundo Lei Jun, CEO da Xiaomi. Os primeiros veículos devem chegar ao mercado chinês ainda neste ano.
Disponível nas cores verde, cinza e azul, o Xiaomi SU7 também traz o sistema proprietário HyperOS, anunciado oficialmente neste mês. As duas versões também devem contar com o sistema de piloto automático Xiaomi Pilot. Ele promete câmeras de alta definição, sensores LIDAR, de ondas milimétricas e ultrassônico, além de funções de segurança, direção inteligente e de estacionamento.
Melhor que Tesla e Porsche?
Os carros da Xiaomi serão produzidos pela BAIC Group, com fábrica em Pequim, que possui uma capacidade anual de 200 mil unidades. O desenvolvimento do veículo teria custado mais de 10 bilhões de yuans (cerca de R$ 6,7 bilhões, em conversão direta).
Xiaomi SU7 possui até 800 km de autonomia.
De acordo com Jun, o novo Xiaomi SU7 deve superar veículos de marcas como Tesla (Model S) e Porsche (Taycan) em algumas especificações. A empresa não revelou, porém, os preços dos automóveis, mas afirma que ele não será tão barato quanto os consumidores esperam.
A proposta por trás do lançamento do SU7 é trazer para o mercado um veículo conectado a outros dispositivos. O ecossistema da empresa deve integrar, ainda, celulares e até eletrodomésticos.