O Windows 11 começou a receber o Patch Tuesday nesta terça-feira (14), cujo destaque é a atualização “Moment 2”. Usuários da versão 22H2 devem receber um conjunto de recursos interessantes, como o suporte aos widgets de terceiros, além da tradicional correção de erros.
- Microsoft Build 2023 | Vazamento revela data e formato presencial
- Canal Canary | Microsoft anuncia nova modalidade de testes do Windows
A Moment 2 já tinha chegado para inscritos no programa Windows Insiders como uma atualização opcional. Agora, contudo, as melhorias passam a ser obrigatórias para quem usa o Windows 11 mais atualizado.
Widgets de terceiros
O suporte a widgets de terceiros foi adicionado ao Windows 11 nesta atualização. Programas e serviços podem oferecer utilitários para acesso rápido a recursos, acessíveis diretamente no quadro Widgets, acessível pelo botão no canto inferior esquerdo. Spotify e o Vincular ao Celular pode ser fixados no local, assim como o Facebook Messenger.
–
Baixe nosso aplicativo para iOS e Android e acompanhe em seu smartphone as principais notícias de tecnologia em tempo real.
–
Outra mudança relevante está no Gerenciador de Tarefas do sistema. Ele agora conta com uma barra de pesquisa para facilitar a busca pelo processo desejado: basta digitar o nome desejado, em vez de olhar um por um.
Apps novos e reformulações
As melhorias do Bloco de Notas também desembarcam nesta versão — o editor de texto simples agora tem suporte a guias, correção de bugs e mais estabilidade. A estrutura de abas é inspirada nos navegadores de internet e possibilita a alternância entre dois ou mais arquivos em edição.
A Ferramenta de Captura foi outra que passou por um bem-vindo banho de loja em termos de recursos e, agora, além de tirar prints da tela, ela também consegue gravar vídeos. Não há suporte a recursos avançados, como áudio ou edição, mas é uma baita ajuda para quem precisa registrar rapidamente imagens do monitor.
Atalhos e melhorias para tela de toque
A compilação KB5023706 traz melhorias para a Barra de Tarefas de quem usa dispositivos de toque na tela. Esse recurso oculta ícones de aplicativos para liberar mais espaço para a interface do usuário.
Outra novidade é capacidade de acessar os efeitos do Windows Studio Effects a partir das configurações rápidas da Barra de Tarefas. A mudança permite aplicar efeitos de vídeo à câmera e de áudio ao microfone, possibilitando o desfoque de fundo ou o cancelamento do ruído de fundo com apenas um clique.
Pessoas com deficiência poderão tirar proveito dos comandos de voz e da experiência em Braille. O aplicativo Narrador agora tem suporte a mais drivers de dispositivos externos, o que deve expandir a compatibilidade de produtos acessíveis com o Windows 11.
Vale lembrar que o update também traz melhorias menores, como a correção de uma falha durante a cópia de arquivos grandes e de um bug que impedia o acesso por PIN ou impressão digital. Há pelo menos uma dezena de ajustes de estabilidade para garantir a otimização do sistema.
Quem ainda está na versão original do Windows, infelizmente não deve ser contemplado com a maioria das novidades de hoje. A dica então é atualizar assim que possível para o Windows 11 22H2, lançado no segundo semestre do ano passado. É possível que a companhia já esteja desenvolvendo a versão 23H2, conforme indicou um vazamento, então já passou da hora de migrar.
Leia a matéria no Canaltech.
Trending no Canaltech:
- Um objeto atingiu a Lua — e este astrônomo conseguiu filmar o impacto
- Fotos da Lua com celulares Samsung causam polêmica novamente
- Galaxy S20 FE é eleito melhor custo-benefício do ano pela segunda vez
- Câncer de próstata | Toque retal não é melhor forma de diagnóstico precoce
- Vírus bancário para Android já atinge mais de 400 bancos de todo o mundo
- H5N1 | Butantan desenvolve potencial vacina contra a gripe aviária