A Microsoft trabalha em um recurso para permitir o controle de luzes RGB diretamente pelo Windows 11. A ferramenta integrada possibilitaria a gestão otimizada da iluminação colorida presente na maioria dos PCs gamers da atualidade.
O desenvolvedor Albacore notou um sinalizador camuflado que revela o trabalho dos criadores do Windows 11 na versão disponibilizada pelo programa beta Insider. Os prints de tela abaixo mostram a adição de um controle de iluminação do menu de personalizações do sistema, localizado dentro do aplicativo Configurações.
A interface atual oferece uma visão geral de todos os componentes RGB, incluindo periféricos como mouses e teclados. O recurso deve permitir a configuração de brilho, cor e efeitos de iluminação. Para quem gosta de pisca-pisca, dá para configurar a velocidade e até o modo como isso vai ocorrer — arco-íris, arco-íris invertido, cores sólidas ou piscantes.
Uma das opções mais interessantes é a capacidade de combinar a iluminação RGB com a cor de destaque no Windows. Seria uma espécie de “Material You” físico pensado pela Microsoft? Para os amantes de padrões, esse recurso pode deixar tudo harmônico no PC.
RGB LED controlado no Windows
Por ser algo em desenvolvimento, ainda não é possível fazer o recurso funcionar para valer. O jeito é usar softwares externos para gerenciamento disso, em geral associados à placa-mãe, ou apelar para os programas individuais de cada acessório.
A Microsoft nunca mencionou oficialmente sobre um controlador de RGB, mas a adição pode ser algo natural, já que o uso dos LEDs se popularizou na última década. Existem referências a um app nativo desde 2018, como bem lembrou Albacore, então é impossível saber se agora será realmente lançado algo para o Windows 11.
Sincronizar a iluminação do PC é uma tarefa ingrata para as pessoas, já que cada sistema RGB costuma funcionar de uma forma diferente. É difícil encontrar um programa que faça esse serviço de forma satisfatória — a maioria sempre peca em algum periférico. Trazer um recurso nativo para o Windows pode resolver isso, afinal os fabricantes precisam apenas criar a solução compatível com o modelo adotado pela Microsoft.
Recentemente, os devs também começaram a testar outro recurso oculto, mas no Explorador de Arquivos. A adição permitirá arrastar uma guia do app para abrir uma nova janela ou colocá-la em outra já existente. A versão também adicionou novos widgets para o Spotify e o Vincular ao Celular.