WhatsApp e Telegram são mensageiros que contam com uma versão web, além de estarem disponíveis para celular Android e iPhone (iOS). Quando acessados no PC, por meio do navegador, cada aplicativo apresenta vantagens diferentes. Enquanto o WhatsApp tem mais usuários e é mais conhecido, o Telegram fornece bots para ações diversas, como rastreamento de encomendas ou tradução rápida dentro do aplicativo. O comparativo a seguir indica as principais funções dos mensageiros no PC, além de detalhar a usabilidade de cada aplicativo. Confira qual vale mais a pena usar: WhatsApp Web ou Telegram Web.
LEIA: Telegram é seguro? Saiba como app protege conversas
Como ver todos os membros de um grupo no Telegram? Descubra no Fórum do TechTudo.
WhatsApp web x Telegram web: qual é o melhor no PC?
O TechTudo reuniu tudo o que você precisa saber sobre o WhatsApp web e o Telegram web. Confira os tópicos que serão abordados neste conteúdo:
- Sincronização e usabilidade
- Interface
- Funções
- Segurança
- Conclusão: Telegram web ou WhatsApp web?
1. Sincronização e usabilidade
O WhatsApp e o Telegram oferecem tipos diferentes de login no desktop. No caso do WhatsApp, para sincronizar as contas entre o celular e o computador, é preciso escanear com a câmera do celular o QR Code exibido na página da versão web. O WhatsApp web funciona como uma espécie de extensão das funções do app no computador, então, não é possível usá-lo sem conexão com a Internet para manter a sincronização de dados.
Já usuários do Telegram web devem informar o número do telefone cadastrado no mensageiro para receber um código que deve ser inserido no site para ativar a conta no desktop e realizar a sincronização. O Telegram web tem acesso independente do celular, o que pode ser uma vantagem ou desvantagem, já que, apesar da praticidade, significa uma segurança a menos.
Uma vez sincronizados, os serviços têm usos bastante parecidos. Eles permitem fazer busca de contatos, conversas e mensagens, e iniciar uma conversa privada ou criar um grupo novo. Entretanto, a gravação de áudio funciona de forma diferente: enquanto no WhatsApp basta clicar no ícone de microfone para gravar uma mensagem de voz, o Telegram requer que o usuário segure o botão de gravação com o cursor durante o áudio inteiro.
Os dois serviços oferecem envio de emojis, adesivos e GIFs. Apesar de ter lançado a ferramenta de figurinhas antes do WhatsApp, o Telegram web apresenta uso um pouco mais complicado dos stickers. Diferente do app, no PC o usuário deve digitar “@gif” e uma palavra-chave na barra de mensagens para achar um GIF correspondente.
Já o WhatsApp web apresenta o recurso da mesma forma que no aplicativo mobile: a função está localizada ao lado dos emojis e dos adesivos, de maneira mais prática.
As interfaces do WhatsApp e do Telegram são parecidas, intuitivas e amigáveis. Os contatos aparecem no canto esquerdo, enquanto o conteúdo das conversas é exibido à direita. Uma análise mais detalhada pode considerar o Telegram um pouco mais leve, por suas cores mais frias (branco e azul) e pela centralização das funções do mensageiro na tela.
O WhatsApp tem a interface um pouco mais pesada com as conversas dispostas em bloco e fundos estampados. No entanto, os dois serviços web têm uma disposição bem prática e intuitiva das funções e muito semelhantes às dos apps. Em nenhum dos mensageiros o usuário fica perdido ou tem dificuldades de encontrar o que deseja.
O Telegram web e o WhatsApp web têm funções básicas muito semelhantes; são pequenos detalhes que destacam as diferenças entre os dois. Ambos têm buscas dentro das conversas e permitem enviar áudios, fotos, vídeos e documentos. As limitações também se repetem: não é possível compartilhar localização em nenhum dos mensageiros.
Só o WhatsApp web, no entanto, permite enviar contatos em conversas. Essa, talvez, seja uma das poucas vantagens de o serviço para desktop estar diretamente ligado ao dispositivo móvel. Enquanto isso, o Telegram web não apresenta a função de enquete, que está presente no app para mobile. Mas o principal recurso que o Telegram web não oferece são os seus famosos chats secretos. Não é possível iniciar chats secretos nem visualizá-los pelo PC .
Enquanto o WhatsApp web atualmente oferece criptografia de ponta-a-ponta em todas as suas conversas, o Telegram web fornece a medida de privacidade apenas para chats secretos — recurso ausente no desktop. Por isso o WhatsApp tem mais medidas de segurança para desktop que o concorrente.
A criptografia de ponta-a-ponta é a tecnologia responsável pela proteção do conteúdo das mensagens durante o envio, para que elas possam ser lidas apenas pelo remetente e o destinatário. Graças a essa técnica, caso o conteúdo seja interceptado no meio da transmissão, ele estará codificado e o invasor não será capaz de decifrá-lo sem a chave de criptografia. Essa tecnologia permite que nem mesmo os serviços de mensagens tenham acesso ao conteúdo das conversas.
As duas versões para desktop apresentam vantagens e desvantagens e a escolha do melhor depende dos objetivos do usuário. Se a prioridade for segurança, o WhatsApp Web oferece criptografia de ponta-a-ponta em todas as conversas, enquanto o Telegram não fornece essa função no desktop.
Embora tenha ficado conhecido como mais seguro por ter sido o primeiro a implementar a função de privacidade em seu chat secreto, o Telegram não oferece essa função na web e, por isso, seria menos seguro.
Se o critério for usabilidade, há quase um empate. Ambos os mensageiros têm boas funções na web e são muito semelhantes aos apps para celular. Em termos de interface, o Telegram tem vantagem pelo layout mais limpo, embora ambos tenham interfaces amigáveis e intuitivas.
Além disso, a maior vantagem do Telegram web sobre o WhatsApp web é o acesso independente do celular. Esse recurso permite, por exemplo, que caso o usuário perca o celular, ele não ficará incomunicável, pois poderá entrar no mensageiro pelo computador.
Veja também: quatro funções curiosas do Telegram
Telegram: quatro funções curiosas
- Android
- aplicativo
- do google
- e atualizações do smartphone da apple em techtudo.
- e sobre aparelhos como samsung
- iOS
- iPhone
- leia as últimas notícias e dicas sobre o sistema operacional android
- leia as últimas notícias sobre iphone
- melhor
- motorola e lg que utilizam android.
- novos lançamentos como o iphone 14
- outros modelos
- qual
- Telegram
- web