WhatsApp Business: como usar recurso de cobrança no aplicativo

O WhatsApp Business, versão do mensageiro da Meta para empresas, permite a utilização do recurso de cobrança, o que contribui para que o empreendimento aprimore o gerenciamento das vendas. O recurso funciona como uma espécie de fatura ou recibo e também possibilita acompanhar todo o processo de venda, envio e entrega do produto. A ferramenta ainda mostra o histórico de vendas e permite compartilhar quais as formas de pagamento aceitas pela empresa. A seguir, confira como utilizar a função de cobrar no WhatsApp Business.

🔎WhatsApp Business: como verificar desempenho da sua empresa no app

WhatsApp Business possui ferramenta de cobrança para comercialização de produtos em conversas com usuários — Foto: Raquel Freire/TechTudo

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Passo 1. Após o cliente ter solicitado o produto de interesse, basta clicar, dentro da conversa com o usuário, no ícone de clipe. Em seguida, aperte em “Cobrança”.

Seleção do recurso Cobrança dentro do WhatsApp Business — Foto: Reprodução/Gisele Souza
Seleção do recurso Cobrança dentro do WhatsApp Business — Foto: Reprodução/Gisele Souza

Passo 2. Aperte em “Adicionar item” para descrever o produto ou selecioná-lo no catálogo e, após isso, descreva o nome do item, preço e quantidade solicitada. Neste caso, clique nesse campo para finalizar a descrição e aperte em “Adicionar item” para o envio ser concluído.

Adição e descrição de item a ser vendido através do recurso de Cobrança no WhatsApp Business — Foto: Reprodução/Gisele Souza
Adição e descrição de item a ser vendido através do recurso de Cobrança no WhatsApp Business — Foto: Reprodução/Gisele Souza

Passo 3. Na próxima etapa é possível adicionar outro item, para o caso de pedidos com mais de um objeto, além de adicionar desconto, frete ou imposto a ser cobrado. Após inserir essas informações, se necessário, clique em “Salvar”.

Adição de tarifas em produtos vendidos pelo WhatsApp Business — Foto: Reprodução/Gisele Souza
Adição de tarifas em produtos vendidos pelo WhatsApp Business — Foto: Reprodução/Gisele Souza

Passo 4. Com o total do pedido finalizado, basta clicar em “Enviar cobrança”. O usuário irá efetuar o pagamento dentro do próprio aplicativo, segundo as formas de pagamento estabelecidas pela empresa. O pagamento pode ser realizado com alguns bancos online disponíveis ou no ato da entrega, fora do WhatsApp. A empresa receberá a mensagem a operação for realizada.

Escolha de forma de pagamento de produto comercializado dentro do WhatsApp Business — Foto: Reprodução/Gisele Souza
Escolha de forma de pagamento de produto comercializado dentro do WhatsApp Business — Foto: Reprodução/Gisele Souza

Passo 5. Depois disso, é possível atualizar o andamento do pedido. Clique em “Atualizar status” e escolha entre “Enviado”, “Entregue” ou “Cancelado”. Após realizar esses ajustes, clique em “Enviar atualização” e atualize as etapas durante todo o processo de compra até a parte final de entrega realizada.

Atualização de status de entrega de produto vendido pelo WhatsApp Business — Foto: Reprodução/Gisele Souza
Atualização de status de entrega de produto vendido pelo WhatsApp Business — Foto: Reprodução/Gisele Souza

Passo 6. Para ter acesso a mais detalhes do recurso de vendas no próprio mensageiro, siga até o ícone de casa. Após isso, clique em “Cobranças” e adicione os parceiros de pagamento e visualize o histórico de todas as vendas.

Verificação de informações sobre o recurso de Cobrança no WhatsApp Business — Foto: Reprodução/Gisele Souza
Verificação de informações sobre o recurso de Cobrança no WhatsApp Business — Foto: Reprodução/Gisele Souza

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