fbpx
Ciência e tecnologia

Webinar Ciência USP #01 – Covid-19: desafios para a medicina

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Webinar Ciência USP #01 – Covid-19: desafios para a medicina
Ciência USP

&nbsp

No primeiro Webinar Ciência USP, a jornalista Luiza Caires recebeu os médicos da Faculdade de Medicina (FM) da USP Frederico Fernandes e Silvia Vidal. Eles contaram um pouco dos novos desafios que a doença trouxe para a medicina, tanto do ponto de vista clínico, no atendimento de pacientes, como da saúde pública, incluindo prevenção de contágio e contenção do crescimento dos casos.

Frederico Fernandes, pneumologista que está na linha de frente no atendimento de pacientes, descreveu o quadro mais comum de sintomas de covid-19, como a anosmia (perda de olfato), e também sintomas menos típicos que estão sendo relatados, como as erupções cutâneas. Ele explicou quais critérios para um paciente ser considerado de maior gravidade e encaminhado para internação e entubação. O médico falou ainda dos problemas que a necessidade de entubação prolongada que tem sido observada, de cerca de 15 dias, traz aos pacientes, e estratégias para diminuir esses danos.

Silvia Vidal explicou por que a máscara é uma boa forma de prevenção, mesmo de pano, no caso de proteção da comunidade, reforçando porém que ela não substitui o principal: a lavagem das mãos e o distanciamento social. A infectologista do Instituto do Coração do Hospital das Clínicas da FMUSP esclareceu ainda quais as diferenças entre os testes moleculares (PCR) e de anticorpos, quando eles devem ser feitos, e que peso podem ter na definição de políticas para conter a epidemia.

Os médicos falaram também das perspectivas para vacinas e tratamentos para a doença, inclusive medicamentoso, como os anticoagulantes, anti-inflamatórios e antivirais.

Apresentação: Silvana Salles
Produção: Luiza Caires e Kleison Paiva
Mediação: Luiza Caires
Edição de som: Guilherme Fiorentini

 

.

Imagens: Divulgação.


Imagens: DivulgaçãoPolítica de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.

Fonte

Mostrar mais

Redação

INFORMAÇÕES DE CONTATO --- Ligar (67) 99257-2652 --- m.me/NotaDiariabr --- contato@notadiaria.com.br --- https://notadiaria.com.br/

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios