A Volkswagen confirmou que o VW Tiguan voltará ao mercado brasileiro ainda em 2023. O SUV médio, que saiu de linha por aqui em 2021, deve chegar somente em uma versão e sem motorização eletrificada, como em outros mercados em que já estão com nova geração.
A informação foi apurada pelos colegas do CBN Auto Esporte, em entrevista com o CEO da Volkswagen no Brasil, Ciro Possobom. O executivo confirmou a volta do Tiguan e seu posicionamento acima do VW Taos, atualmente o SUV mais caro na linha da montadora alemã.
Sobre as versões, Possobom não deu muitos detalhes, mas a estratégia deve ser parecida com a adotada com o VW Jetta, hoje vendido somente na variante GLI. Sendo assim, podemos esperar que o Tiguan R-Line seja o escolhido para desembarcar no Brasil, importado do México, uma das plantas em que é produzido.
Quando vendido por aqui, o Tiguan R-Line era equipado com o mesmo motor do atual Jetta e de outros nomes da marca, como o Golf GTI, o 2.0 turbo de 220cv e 35,7 kgf/m de torque. Atualmente, ele chega com o mesmo motor, porém recalibrado e com menos potência e torque, despejando 180 cv e 32,6 kgfm. Nosso palpite, porém, é que a Volkswagen vai equipá-lo com o atual propulsor do Jetta GLI, que rende 231cv e 35,7 kgf/m, acoplado ao câmbio automatizado DSG com dupla embreagem e banhado a óleo.
No interior do SUV, as mudanças são sutis. Tudo é parecido com o modelo vendido aqui no Brasil em 2021, com a diferença no volante, igual ao do Nivus, e a nova central multimídia VW Play. O acabamento, considerado bom, deve ser mantido, mas a oferta de sete lugares pode ser repensada. No México, o Tiguan R-Line é ofertado apenas com os cinco lugares, deixando a última fileira exclusivamente para a variante Comfortline.
A lista de equipamentos do novo Tiguan também deve ser bem recheada. Espera-se, pelo menos, o pacote ADAS com sistemas de segurança ativa, além da tração integral e outros itens de comodidade.
Volkswagen Tiguan 2024: Preço e disponibilidade
A Volkswagen deve confirmar a data de lançamento do Tiguan 2024 no Brasil em breve, bem como as versões e os preços. A expectativa é de que o SUV chegue no final do ano.
Fonte: Auto Esporte