É possível fazer denúncias de casos de violência contra mulheres usando o WhatsApp, aplicativo de mensagens disponível para celulares Android e iPhone (iOS). A ferramenta é uma extensão do Dique 180, número de telefone já conhecido nacionalmente como uma canal para orientar e encaminhar registros de mulheres vítimas de violência.
A novidade anunciada pelo Ministério das Mulheres do Governo Federal está em vigor desde abril de 2023. O atendimento no aplicativo de mensagens ocorre por meio de inteligência artificial. A atendente virtual Pagu — referência à feminista brasileira Patrícia Galvão, que morreu nos anos 1960 — oferece diversas opções de atendimento, incluindo a de falar com umas das 360 atendentes na central. A seguir, confira como usar a ferramenta para fazer uma denúncia.
🔎Golpe da falsa central: entenda como funciona e saiba se proteger
📝App Desenrola Brasil: onde consigo baixar o aplicativo do programa? Confira dúvida no Fórum do TechTudo
Como fazer denúncia de Violência contra mulheres no WhatsApp
Passo 1. Salve o número (61) 99610-0180 como um novo contato no celular. A orientação do Ministério das Mulheres é salvar o telefone com o nome Pagu, ou o de outra pessoa, para garantir mais discrição.
Passo 2. Procure o contato no WhatsApp e envie uma mensagem para acionar o serviço de inteligência artificial e a assistente virtual Pagu. Escolha a opção que deseja para fazer denúncias de violência doméstica, psicológica, entre outras.
Com informações da Agência Brasil.
Veja também: Como não receber mensagem no WhatsApp com a internet ligada?
Como não receber mensagem no WhatsApp com a internet ligada?