Embora os Vingadores sempre tenham sido solidários à causa mutante, eles nem sempre apoiaram e auxiliaram os X-Men em suas decisões políticas e batalhas contra inimigos — pelo contrário, até entraram em choque com Charles Xavier e seus pupilos. E, agora, na maior crise dos Filhos do Átomo, o Homem de Ferro é quem toma as dores e decide liderar proativamente uma ofensiva contra a organização supremacista Orchis, a responsável pelo Massacre de Mutantes do Hellfire Gala 2023.
Os X-Men nunca tiveram o apoio irrestrito da comunidade de heróis, nem de grupos como o Quarteto Fantástico e os Vingadores. Ainda assim, nos principais conflitos de inimigos dos mutantes, os Filhos do Átomo sempre tiveram algum apoio dos outros defensores da Terra. Mas, no atual momento, em que a equipe vem sendo caçada e exterminada e caçada por uma organização mundial, os Maiores Heróis da Terra têm sido um tanto relapso.
Continua após a publicidade
O próprio Capitão América já foi questionado por Wolverine sobre isso no passado, e, depois do ataque da Orchis, reuniu esforços para reduzir os danos e ajudar os X-Men. Mas o mundo todo do Universo Marvel — e os leitores — tenta compreender por que os Vingadores têm sido ausentes no momento que os mutantes mais precisam.
Stark tem seus motivos
Embora o Homem de Ferro esteja sendo parceiro dos mutantes de maneira que os Vingadores nunca foram, há uma razão pessoal para ele agir de forma que talvez não faria. A Orchis é aliada do vilão Feilong, que roubou sua tecnologia; e a organização tem aproveitado o poder de fogo de Sentinelas Stark para caçar os X-Men.
Isso tem aproximado Stark dos X-Men nos últimos meses, ao ponto de ele ter se casado com Rainha Branca, Emma Frost, e agora fazer parte do Clube do Inferno, inclusive com a construção de uma nova armadura feita do metal mutante conhecido como mysterium.
Continua após a publicidade
As solicitações antecipadas para Avengers #12 revelam que a equipe está ganhando tempo, preparando-se para atacar Orchis no momento certo, provavelmente com a nova armadura feita de mysterium em ação.
Será que a Marvel Comics vai aproximar os X-Men dos Vingadores depois dessa investida, ou Stark está mesmo interessado somente em suas próprias motivações? A resposta virá com Avengers #12, que chega às bancas gringas no dia 3 de abril.