Vingadores | Herói aposentado pela Marvel choca ao brotar do nada

Os Vingadores tinham em sua formação inicial um herói que, ao longo de sua trajetória, aos poucos foi se tornando um antagonista. Seu comportamento machista, agressivo, egoísta, grosseiro e sem carisma, em mais de uma variante no Multiverso Marvel, tornou-o infame o suficiente para desaparecer das revistas. Sua última participação em uma trama foi tão bizarra que ninguém imaginava o retorno chocante

  • Vingadores x Liga da Justiça: qual dos supergrupos de heróis é superior?
  • Conheça a fase mais engraçada dos Vingadores na versão “Detran Avengers”

Atenção para spoilers de Avengers Inc. #1!

O retorno acontece na edição de estreia de Avengers Inc., lançada recentemente, que tem como protagonistas Janet van Dyne, também conhecida como Vespa. Ao lado do Visão, essa nova frente dos Vingadores investiga mortes repentinas e misteriosas, assim como suas subsequentes ressurreições, de seis supervilões.


Canaltech no Youtube: notícias, análise de produtos, dicas, cobertura de eventos e muito mais! Assine nosso canal no YouTube, todo dia tem vídeo novo para você!

Sim, Hank Pym está de volta (Imagem: Reprodução/Marvel Comics)

Depois de revelar o retorno de um vilão “Série B”, o Tufão, o final da trama mostra um senhor usando jaleco em um laboratório, que, aparentemente, conversa com uma pessoa semelhante a Eric O’Grady, o terceiro Homem-Formiga que também tinha morrido. E é aí que a conclusão revela a chocante volta do primeiro Homem-Formiga, Hank Pym, um membro fundador dos Vingadores, que teve um destino até interessante, mas visivelmente irrelevante para a Marvel em 2015.

Como esse membro fundador dos Vingadores perdeu importância na Marvel?

Embora o Hank Pym vivido por Michael Douglas no Universo Cinematográfico Marvel (MCU, na sigla em inglês) tenha uma caracterização mais heróica, “família” e fraternal, sua versão dos quadrinhos passou por muitas mudanças, que não somente ofuscaram a importância entre as mentes brilhantes da Casa das Ideias como também o tornaram detestável entre os colegas e até para os leitores.

Hank criou as Partículas Pym, que não somente podem encolher e diminuir seres e objetos, como também têm propriedades fantásticas, como abrir um acesso ao Microverso — a exemplo do que vimos no filme Homem-Formiga e a Vespa: Quantumania. Por anos, ele era tido como uma das mentes mais inteligentes da Marvel, comparável a Tony Stark, Bruce Banner e Reed Richards.

Hank Pym batia na mulher, e fez isso mais vezes, o que gerou o descontentamento de vários leitores Marvel (Imagem: Reprodução/Marvel Comics)

Ultron, um dos maiores vilões dos Vingadores, também foi criado por Hank, que, na época da origem dos Vingadores, em 1963. O cientista mudou de caracterização, de Homem-Formiga para Gigante, até Golias e Jaqueta Amarela, sempre como coadjuvante com moral duvidosa ou até antagonista.

Por que esse membro fundador dos Vingadores foi aposentado pela Marvel

E uma das coisas que afundou de vez o pouco carisma que tinha com os fãs foi sua versão machista e violenta da variante vista em Os Supremos, os Vingadores da Terra “Ultimate” que inspiraram os heróis do MCU. Nessa realidade, ele agredia sua esposa, Janet Van Dyne, a Vespa original e tinha um comportamento misógino e ganancioso.

Essa caracterização ficou tão infame que leitores e criadores já não o tinham como um membro estável dos Vingadores. Para piorar, Hank tinha um histórico de distúrbios mentais e foi um dos personagens trocados por Skrulls durante a Invasão Secreta — isso até foi uma forma de consertar sua trajetória irregular.

A Marvel até tentou dar mais importância para ele na HQ especial A Era de Ultron — que nada tem a ver com o filme — e na revelação da entidade cósmica Eternidade nomeando Hank como o “Cientista Supremo” da Terra. Isso ficou tão esquisito que, antes mesmo do fim dos anos 2000, a Casa das Ideias deu um jeito de reverter isso como uma artimanha de Loki.

Ultron Pym foi a última coisa bizarra que Hank fez (Imagem: Reprodução/Marvel Comics)

Eis que seu destino derradeiro foi em Vingadores: A Ira de Ultron, lançado em 2015, que mostrou Hank se fundindo ao seu “filho”, Ultron, em uma criatura bizarra, chamada de Ultron Pym. No final do especial, Visão se sacrifica e, aparentemente, dá um fim definitivo para o personagem. Nem mesmo sua importante aparição no MCU ou suas proezas científicas foram suficientes para trazê-lo de volta nesses oito anos.

E, agora, fica o mistério de como ele brotou do nada — e as perguntas: “ele precisava mesmo voltar?” e “os leitores querem mesmo Hank Pym de volta?”

Leia a matéria no Canaltech.

Trending no Canaltech:

  • Linha Redmi Note 13 ganha data de lançamento e tem design revelado
  • Fóssil do Big Bang é encontrado perto da Via Láctea
  • Review Redmi Pad SE | Tablet simples para tarefas básicas
  • Não, cadáveres de ETs mostrados no Congresso do México não são reais!
  • Review Logitech G Fits | Fone gamer TWS com zero latência
  • Wolverine tem uma fraqueza tão óbvia que todo mundo até esquece

Mostre mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor desativar seu adblock para continuar!