Asteroide vai ser investigado por sonda da NASA

A Lucy é parte do Projeto Discovery da NASA que visa descobrir mais sobre o sistema solar. O objetivo dessa missão era investigar os asteroides troianos, mas uma nova parada foi adicionada à viagem e em 1º de novembro, ela já investigará seu primeiro objeto.

O asteroide Dinkinesh, com cerca de 800 metros de diâmetro, está localizado no cinturão principal, entre Júpiter e Marte, e foi adicionado como objeto de investigação da missão para calibrar os sistemas da Lucy.

A manobra para ajuste do curso ocorreu no último dia 9 e colocou a espaçonave a quase 68 mil quilômetros por hora em direção ao asteroide, 12 quilômetros por hora acima da velocidade em que ela se encontrava e o suficiente para alterar sua trajetória e colocar Lucy a 65 mil quilômetros mais perto durante a aproximação com o Dinkinesh.

Leia mais:

Asteroides troianos

Os troianos são um grupo de asteroides que compartilham a órbita com Júpiter, o maior planeta do Sistema Solar. Os pesquisadores acham que eles são os resquícios dos materiais que formaram o sistema solar a 4,5 bilhões de anos atrás.

A espaçonave estudará oito desses asteroides durante 12 anos a fim de entender as origens da Terra e da própria vida. Por causa disso recebe o nome de Lucy, o famoso fóssil hominídeo que quando descoberto foi considerado o ser humano mais antigo já encontrado. Da mesma forma que o esqueleto forneceu pistas sobre a evolução da humanidade, a NASA espera que a sonda revolucione a compreensão da evolução planetária.

Lucy e Dikinesh

Inicialmente a sonda não estava programada para visitar o asteroide que recebeu esse nome em fevereiro. Dikinesh é outra forma como o fóssil Lucy é conhecido e significa “você é maravilhoso” na língua etíope amárico. A espaçonave ficará a apenas 425 quilômetros de distância do alvo enquanto viaja a 16 mil quilômetros por hora.

A previsão é que após deixar o Dikinesh, a Lucy chegue ao asteroide Donaldjohanson, também no cinturão principal, em abril de 2025. Depois disso, ela seguirá para os troianos onde ficará de 2027 a 2033, coletando dados sobre as diferentes rochas espaciais.

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!

Fonte: Olhar Digital

Mostre mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor desativar seu adblock para continuar!