A SpaceX fez um novo teste com o protótipo da espaçonave Starship, em preparação para o próximo teste de voo do sistema homônimo. Na segunda (26), os seis motores do estágio superior do foguete foram acionados durante alguns segundos, enquanto ele permaneceu no chão.
Este procedimento é conhecido como ignição estática, e é uma etapa que costuma ser realizada antes do lançamento do foguete. Na semana anterior, a SpaceX havia testado os motores do Starship, sem acioná-los.
Ainda não há data definida para o próximo teste de voo do Starship, mas é possível que aconteça em algumas semanas. Neste voo, o sistema formado pelos protótipos do propulsor Super Heavy e do Starship, a nave propriamente dita, devem ser lançados de Starbase, no Texas.
A ideia é que o estágio superior do veículo complete uma volta parcial ao redor da Terra, e depois pouse no oceano Pacífico, perto do Havaí. O objetivo é semelhante àquele do primeiro teste, que aconteceu em abril.
Naquele dia, o veículo alcançou quase 40 km de altitude, mas explodiu cerca de cinco minutos após deixar a plataforma. O desfecho foi resultado do sistema de terminação de voo do foguete, acionado pela SpaceX após problemas os estágios não se separarem conforme o planejado.