O vice-governador Barbosinha visitou no sábado (7) a nova sede do DOF (Departamento de Operações de Fronteira), inaugurada no dia 26 de setembro do ano passado em Dourados. Na oportunidade, cumprimentou o comandante da unidade, coronel Wagner Ferreira da Silva, pela bela estrutura montada para sediar as atividades do Departamento, que é considerado referência nacional no combate à criminalidade e aproveitou para trocar impressões sobre a extensão das atividades do DOF na faixa de fronteira.
Criado em 28 de maio de 1987 como GOF (Grupo de Operações de Fronteira), o DOF é uma iniciativa pioneira. É o primeiro departamento especializado em fronteiras do Brasil com atuação em 53 municípios, desses, nove que fazem divisa com o estado de São Paulo, afetados diretamente pelo tráfico de entorpecentes. A base ‘Coronel Adib Massad’ [o nome foi dado pelo então deputado Barbosinha em homenagem ao criador do Grupo, falecido em março de 2021] compreende ainda um raio de 1.517 quilômetros de fronteira seca com o Paraguai e a Bolívia.
Por isso mesmo, o vice-governador defendeu o estreitamento das relações diplomáticas com esses países limítrofes, e considerou a importância de se estabelecer um protocolo de segurança de fronteira, capaz de permitir ações integradas entre as forças de segurança brasileiras com os organismos paraguaios e bolivianos, no caso específico do DOF. “Como temos apenas uma divisa imaginária, o que facilita a prática de ilícitos de um lado e a busca pela impunidade, muitas vezes, apenas atravessando a rua, penso que é importante estreitar esse intercâmbio de atuação do DOF com as polícias dos países irmãos, permitindo ampliar ainda mais a nossa capacidade de repressão ao crime organizado”, disse Barbosinha.
Na sede do Departamento, o vice-governador percorreu as dependências administrativas, conheceu o sistema de videomonitoramento das áreas de cobertura dos agentes do DOF, esteve no pátio que abriga viaturas todas novas e no heliponto que serve ao helicóptero modelo AS350-B3, conhecido como Esquilo, adquirido por R$ 32 milhões pela Sejusp (Secretaria estadual de Justiça e Segurança Pública) e já em operação, em apoio, inclusive, às demais forças de segurança, nos municípios da faixa de fronteira. Barbosinha cumprimentou os policiais baseados na unidade de Dourados e elogiou a moderna estrutura colocada à disposição da população.
Até setembro de 2021 o DOF havia apreendido 154,3 toneladas de drogas na região de fronteira e 7,8 toneladas de agrotóxicos, além de prender 387 pessoas, a maioria por envolvimento com o tráfico de entorpecentes. A nova estrutura física de Dourados demandou investimentos da ordem de R$ 5,3 milhões.
Texto e fotos: Vice-governadoria
Fonte: Governo do Estado de Mato Grosso do Sul