O VI Encontro Científico do Curso de Nutrição da UNIGRAN, realizado recentemente, marcou a conclusão de projetos de iniciação científica desenvolvidos ao longo do ano nas disciplinas de Trabalho de Conclusão de Curso I e II. Este evento, além de apresentar os resultados dessas pesquisas, teve como principal objetivo estimular o crescimento intelectual e moral dos estudantes, capacitando-os a elaborar e formatar trabalhos científicos, e promover a reflexão sobre a prática da pesquisa científica em consonância com os princípios profissionais.
Uma das palestras de destaque foi ministrada pela nutricionista Caroline Santos da Silva, abordando a ‘Microencapsulação de compostos bioativos presentes em frutos do Cerrado brasileiro: Proteção e Biodisponibilidade’. Caroline, que é graduada pela UNIGRAN e atualmente mestranda em Alimentos, Nutrição e Saúde pela Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD), compartilhou detalhes de sua pesquisa em andamento.
Embora já existam estudos sobre a microencapsulação de frutos do Cerrado, a pesquisa de Caroline busca preencher lacunas na literatura. A pesquisa se concentra em frutos como o pequi e a bocaiúva, ricos em compostos bioativos, que oferecem benefícios à saúde, incluindo atividades anti-inflamatórias, antioxidantes, antineoplásicas e de proteção cardiovascular.
Caroline enfatizou a relevância de sua pesquisa: “é importante, porque valoriza os constituintes do Cerrado e da nossa região, tendo em vista que estes frutos muitas vezes são pouco conhecidos e explorados pela comunidade científica e eles têm potencial para serem utilizados na produção de alimentos funcionais”.
A palestrante ressaltou que, se o método se mostrar eficiente, futuros testes em matrizes alimentícias e análises sensoriais serão necessários para validar a aplicação e aceitação do produto. “Apenas após essas etapas será possível considerar a comercialização de alimentos enriquecidos com microcápsulas de frutos do Cerrado”, reiterou.
Fonte: Policia Civil MS