O Criador, a versão maligna de Reed Richards vinda do extinto “Universo Ultimate”, está à solta na cronologia principal da Marvel Comics e tem se tornado o mais cruel, inteligente e invencível antagonista que os heróis já enfrentaram. E uma prova disso é que ele humilhou Thor de uma forma que nenhum vilão tinha conseguido.
Atenção para spoilers de Ultimate Invasion!
Só para recapitular o que vem acontecendo na minissérie Ultimate Invasion: o Criador vem usando a tecnologia que ele roubou dos Illuminati para fundar seu próprio universo na Terra-6160. Após escapar de uma prisão segurança máxima, o vilão começou a alterar a linha temporal de outra realidade, com o objetivo de neutralizar os heróis que possam estar em seu caminho.
Em Ultimate Invasion #1, ele já impediu Peter Parker de ganhar poderes. E, agora, em Ultimate Invasion #2, o Criador continua aprontando: atrasou a viagem inaugural que daria origem ao Quarteto Fantástico; salvou Howard Stark da morte, impedindo Tony de se tornar o Homem de Ferro, entre outras intervenções.
E o Vingador que sofre o pior destino é Thor. O maligno Reed Richards não apenas destrói a ponte Byfrost, prendendo Odinson em Asgard, como também coloca Loki como rei. As manipulações do Criador faz com que o Deus do Trovão passe sua vida sob controle do irmão, e o obriga a se curvar e a ajoelhar como nenhum vilão tinha conseguido — e olha que muitos já tentaram dobrar o orgulho de Odinson.
A trama ainda mostra o Criador poupando a origem do Hulk, possivelmente para controlar o Gigante Esmeralda futuramente, algo que ele já conseguiu no passado. Ele somente não conseguiu encontrar e matar o Capitão América, contudo, até o momento, todos seus planos vêm sendo executados sem oposição.
Seguimos acompanhando o que vai acontecer com a cronologia principal da Marvel com o retorno de uma “Terra Ultimate” moldada pelo Criador.