DESTAQUE 2Política

Vereador Beto Avelar afirma que novo PROINC reduz desemprego na Capital

Vereador Beto Avelar afirma que novo PROINC reduz desemprego na Capital
Vereador Beto Avelar afirma que novo PROINC reduz desemprego na
Compartilhar

22.06.2023 · 2:53 · Vereador Beto Avelar

A Câmara Municipal de Campo Grande aprovou hoje (22/06) o Projeto de Lei nº 11.007/23 que altera a Lei do Novo PROINC – Programa de Inclusão Profissional, para melhorar o acesso a vagas de trabalho e à qualificação profissional.

O vereador Beto Avelar, líder da prefeita Adriane Lopes, classificou a aprovação como uma vitória para os trabalhadores e para o acesso ao emprego e à qualificação profissional. Entre as principais mudanças está a permissão para o retorno dos trabalhadores que já foram assistidos e que ficaram seis meses sem trabalho registrado e a mudança do nome do programa que passa a se chamar PRIMT – Programa de Inclusão ao Mercado de Trabalho.

“Muitos ex-beneficiários do PROINC não conseguem a reintegração ao mercado de trabalho meses depois do fim de contrato. A Lei anterior impedia o retorno deles ao PROINC. Eles estão na faixa de população vulnerável e a aprovação do projeto é importante para o retorno dessas pessoas para trabalhar pelo PROINC e voltar a ter um trabalho com renda e dignidade para as suas famílias, reduzindo o desemprego em Campo Grande”, destaca o vereador Beto Avelar salientando que o retorno ao programa será permitido apenas uma vez.

O projeto aprovado pela Câmara também estabelece cota de vagas de 5% para pessoas pretas, 3% para indígenas e 5% para pessoas com deficiência.

O parlamentar ressalta que a prefeita Adriane Lopes foi sensível com a situação de ex-beneficiários do PROINC que ficaram seis meses sem trabalho registrado. “Esse retorno será permitido apenas uma vez, mas essa é uma chance importante para garantir melhor renda para os trabalhadores e qualificação profissional, além de proporcionar o sustento das famílias em situação de vulnerabilidade”, afirma o vereador Beto Avelar.

Coordenador do PROINC entre 2018 e 2020, Beto Avelar enfatiza que essa mudança é um dos principais pedidos dos ex-beneficiários e alerta que os direitos dos trabalhadores estão mantidos. “A prefeita Adriane Lopes também compreende que a garantia dos benefícios é importante para a vida dos trabalhadores. Estão mantidos os direitos como a estabilidade da gestante, o descanso remunerado (férias), a gratificação natalina (décimo terceiro), estabilidade do acidentado, tempo de serviço e a poupança para resgate ao final do contrato. Tivemos muito trabalho para implementar esses direitos ao longo dos anos e eles continuam garantidos para os trabalhadores”, afirma o vereador Beto Avelar.

Assessoria de Imprensa do Vereador

Fonte: Câmara Municipal de Campo Grande – MS

Compartilhar
Matérias relacionadas
Fallout é esnobado no Emmy, mesmo com 15 indicações
Ciência & TecnologiaDESTAQUE 2

Fallout é esnobado no Emmy, mesmo com 15 indicações

Em abril deste ano as redes sociais foram tomadas por Fallout, que teve...

iOS 18 é lançado: veja como atualizar o iPhone
Ciência & TecnologiaDESTAQUE 2

iOS 18 é lançado: veja como atualizar o iPhone

A partir desta segunda-feira (16), o iOS 18 estará disponível para download...

/* */