DESTAQUE 2Política

Vereador Ayrton Araújo apresentou 15 emendas ao orçamento de Campo Grande para 2024

Vereador Ayrton Araújo apresentou 15 emendas ao orçamento de Campo Grande para 2024
Vereador Ayrton Araújo apresentou 15 emendas ao orçamento de Campo
Compartilhar

02.06.2023 · 5:02 · Vereador Ayrton Araújo do PT

O líder da bancada do PT na Câmara Municipal, vereador Ayrton Araújo, apresentou 15 emendas modificativas ao Projeto de lei n. 10.962/23, que dispõe sobre as Diretrizes para a elaboração da Lei Orçamentária (LDO) do município de Campo Grande para 2024. O objetivo dessas emendas é descentralizar os recursos disponíveis, ampliando os setores essenciais e incluindo políticas públicas eficientes e solidárias para as pessoas menos favorecidas.

Algumas das emendas propostas incluem:

Implementar a prática da capoeira nas redes de ensino médio básico, com profissionais capacitados, sendo mestres, contramestres e professores, por meio de certificado de prática cultural de no mínimo dois anos de atuação.

Implementar políticas públicas com o escopo de aumentar o índice de partos normais com a meta de alcançar a meta 80% dos partos realizados pelo SUS no município por essa maneira, conforme recomendado pela Organização Mundial de Saúde; e construir uma casa de parto para esse fim.

Implementar políticas públicas visando garantir que ao menos 2% do orçamento municipal anual seja destinado a fomentos culturais. A necessidade da aplicação é voltada para práticas culturais e educacionais, considerando a ínfima destinação para o setor.

Garantir o cumprimento das metas do Plano Municipal de Educação para o exercício de 2024. A presente emenda ao projeto de lei, visa incluir na Lei orçamentária de 2024, a necessidade do cumprimento das metas elencadas no plano municipal de educação, a qual foi aprovado pelo poder executivo, devendo ser aplicado em sua integralidade.

Elevar os indicadores da educação, priorizando a implantação de escolas de tempo integral e EMEI’s, utilizando-se de equipamentos, capacitações e ações integradas com outros órgãos, diminuindo o déficit de vagas do ensino infantil e a redução da evasão escolar primando pela segurança dos alunos nas escolas, finalizando as obras em andamento da área da educação, incentivando à Educação Especializada Complementar para Garantia de Aprendizagem da Pessoa com Deficiência.

Priorizar a implantação de políticas públicas para mulheres, principalmente ações de enfrentamento da violência contra a mulher, fortalecer mecanismos de combate à violência doméstica e familiar contra a mulher e implementar ações que busquem a promoção da autonomia econômica e financeira das mulheres, ampliando e fortalecendo a rede de enfrentamento e combate ao abuso e exploração sexual de criança e adolescente.

Estabelecer políticas públicas que fortaleçam a ciência, tecnologia e inovação e, ainda, dinamizar as cadeias produtivas visando à ampliação dos postos de trabalho, dando prioridade à criação de uma política municipal de industrialização, incentivando atividades que incluam jovens, mulheres e o segmento populacional maduro para o mercado de trabalho.

Garantir a paridade de gênero nos conselhos e órgãos municipais, de forma a garantir a participação igualitária entre homens e mulheres.

Estimular a preservação ambiental por meio de ações e projetos que fomentem a educação ambiental, a fiscalização e a manutenção de áreas de proteção ambiental e urbana, o tratamento e o reaproveitamento dos resíduos sólidos, aumentando a coleta seletiva de lixo, através das lixeiras convencionais e subterrâneas, a preservação e recuperação dos mananciais de águas corrente melhorando os Índices de Qualidade dos Mananciais (IQM).

Estimular o pagamento do piso salarial de todas as áreas da educação no Município de Campo Grande.
Implementar um sistema de transporte rápido, moderno e acessível para que se possa deslocar com qualidade pela cidade, dentro de um plano integrado de mobilidade que privilegie os pedestres, os ciclistas, e os meios de transporte sustentáveis.

Erradicar a extrema vulnerabilidade no município, através de um programa permanente de transferência de renda.

Promover o aumento de áreas verdes; a redução de resíduos enviados a aterros, tornando Campo Grande cada vez mais ambientalmente sustentável.

Segundo o vereador Ayrton Araújo, as 15 emendas modificativas são inclusivas e seguem para o relator na CCJ e serão em seguida debatidas em plenário e, se aprovadas, seguirão para a sanção da prefeita para sua regulamentação e execução no ano de 2024.

 

Assessoria de imprensa do Vereador 

Fonte: Câmara Municipal de Campo Grande – MS

Compartilhar
Matérias relacionadas
Fallout é esnobado no Emmy, mesmo com 15 indicações
Ciência & TecnologiaDESTAQUE 2

Fallout é esnobado no Emmy, mesmo com 15 indicações

Em abril deste ano as redes sociais foram tomadas por Fallout, que teve...

iOS 18 é lançado: veja como atualizar o iPhone
Ciência & TecnologiaDESTAQUE 2

iOS 18 é lançado: veja como atualizar o iPhone

A partir desta segunda-feira (16), o iOS 18 estará disponível para download...

/* */