Veja 12 séries de investigação criminal que vão te deixar obcecado


Os amantes de dramas policiais podem encontrar em plataformas como Netflix, Max e Prime Video sucessos de crítica e audiência como Killing Eve, Reacher e True Detective As séries de investigação criminal sempre se mantém em alta nas plataformas de streaming e televisão. Esse tipo de produção reflete um crescente gosto do público em acompanhar obras de true crime, que são livros, séries, filmes e documentários voltados a desvendar crimes reais. Não à toa, produções como Killing Eve (2018), Reacher (2022), Mindhunter (2017) e True Detective (2014) mantiveram não só ótimos indices de audiência, como também resenhas elogiosas vindas da imprensa.
Com a alta procura desse tipo de atração, os serviços de streaming Netflix, Max (antigo HBO Max) e Amazon Prime Video se destacam por turbinar seus acervos com dramas e suspenses criminais intrigantes. Para não deixar você de fora desse segmento, o TechTudo organizou uma lista com 12 títulos essenciais para qualquer fã de histórias policiais. Em todas as dicas citadas você confere informações sobre enredo, elenco e notas registradas no IMDb e a Rotten Tomatoes.
🎬 Jurassic World – A Teoria do Caos: veja sinopse e elenco da série Netflix
🔔Canal do TechTudo no WhatsApp: acompanhe as principais notícias, tutoriais e reviews
Jonathan Groff (Holden Ford) e Cameron Britton (Ed Kemper) em Mindhunter
Reprodução/IMDb
📝 Como rodar serviços de streaming em um PC antigo? Saiba no Fórum do TechTudo
Se você não perde um lançamento de drama criminal, não deixe de conferir esses títulos abaixo.
CSI: Vegas (2021)
Lei e Ordem (1990)
Reacher (2022)
Mindhunter (2017)
Sherlock (2010)
Trapped (2016)
Black Bird (2022)
American Crime Story (2016)
True Detective (2014)
The Killing (2011)
Mare of Easttown (2021)
Killing Eve (2018)
1. CSI: Vegas (2021 – 2024)
Indispensável quando o assunto são séries criminais, CSI: Investigação Criminal se tornou um colosso do gênero ao estar presente na TV americana desde 2000. Não somente com o show principal (que teve 16 temporadas), mas também com os quatro derivados que gerou. O último deles, Vegas, pode ser visto no Claro TV+. Paula Newsome (Women’s Murder Club), Matt Lauria (Miss Bala) e Mandeep Dhillon (After Life) integram o elenco desse seriado criado por Jason Tracey (Elementary).
Em Las Vegas, um grupo de investigadores forenses se organizam em equipe para lidar com uma ameaça que pode arruinar o laboratório criminal onde trabalham. Os veteranos Gil Grissom (William Petersen) e Sara Sidle (Jorja Fox), personagens clássicos de CSI, estão unidos com novos parceiros para enfrentar a injustiça na cidade do pecado. Ao contrário de outras produções da franquia, CSI: Vegas não teve vida longa e foi cancelada após a terceira temporada. Possui nota 7,4 no IMDb.
CSI: Vegas é o quinto derivado da franquia CSI: Investigação Criminal
Reprodução/The Movie Database
2. Lei e Ordem (1990 – 2010, 2022 – presente)
Mais longeva que CSI é a série Lei e Ordem, presente nos EUA desde 1990. A atração do canal NBC rendeu 23 temporadas (que poderia ser maior, não fosse o hiato entre 2010 e 2022), além de seis spin-offs e adaptações no Reino Unido e Canadá. O show criado por Dick Wolf (FBI) tem entre os principais nomes do elenco Jerry Orbach (Dirty Dancing), Sam Waterston (Os Gritos do Silêncio), Steven Hill (A Firma), S. Epatha Merkerson (Alucinações do Passado), Leslie Hendrix (Gotham), e mais. Só as três temporadas recentes do show estão disponíveis no Brasil, sendo da 21ª à 23ª no Globoplay.
Ambientada em Nova Iorque, os protagonistas desse show são promotores e agentes de segurança envolvidos no combate ao crime e no julgamento justo dos suspeitos. Cada delito é analisado sob esses dois pontos de vista, onde cada um dos lados busca a melhor forma de fazer justiça para crimes de grande repercussão. Lei e Ordem possui nota 7,8 no IMDb e média de 78% de aprovação no RT.
A série Lei & Ordem está ativa na TV americana desde 1990
Divulgação/NBC
3. Reacher (2022)
Na série exclusiva do Amazon Prime Video, Alan Ritchson (Velozes e Furiosos 10) dá vida ao personagem Jack Reacher, o policial justiceiro que protagoniza a saga literária do autor Lee Child. A atração está entre as mais vistas da plataforma da Amazon, com uma terceira temporada confirmada. Com Nick Santora (Scorpion) como showrunner e Malcolm Goodwin (iZombie), Willa Fitzgerald (série Pânico) e Hugh Thompson (O Round Final) no cast principal, a obra recebeu nota 8,1 no IMDb e aprovação de 96% no RT.
Jack Reacher (Ritchson) é um investigador de polícia acusado falsamente de ter cometido um homicídio. Para provar sua inocência, ele descobre uma rede de conspirações que envolvem tanto organizações criminosas como figurões importantes do poder público e empresarial. A cada passo que dá, Reacher está mais perto de ser condenado ilegalmente à morte por essas pessoas.
Alan Ritchson interpreta um policial falsamente acusado de um homicídio em Reacher
Reprodução/IMDb
4. Mindhunter (2017)
Diferente de muitas séries sobre serial killers, Mindhunter literalmente entra “de cabeça” no tema ao esmiuçar a formação psicológica desses criminosos. Baseado no livro homônimo do autor Mark Olshaker e do ex-agente do FBI John E. Douglas, a série original da Netflix criada por Joe Penhall (A Estrada) usa dos detalhes reais citados na obra original para retratar personalidades aterrorizantes como Charles Manson, Ed Kemper, David Berkowitz, entre outros. As avaliações são de 8,6 no IMDb e aprovação de 97% no RT.
Jonathan Groff (Hamilton), Holt McCallany (Garra de Ferro) e Anna Torv (The Last of Us) dão vida ao trio Holden Ford (Groff) e Bill Tench (McCallany), dois agentes do FBI, e Wendy Carr (Torv), psicóloga e professora universitária. Eles são responsáveis pela Unidade de Ciência Comportamental do FBI, núcleo responsável por acompanhar casos de serial killers nos Estados Unidos e fazer pesquisas que busquem entender o comportamento deles.
Mindhunter investiga o que se passa na cabeça de assassinos seriais
Reprodução/JustWatch
5. Sherlock (2010)
Disponível no Amazon Prime Video e gratuitamente no Mercado Play, Sherlock é mais uma série baseada no detetive mais famoso da literatura: Sherlock Holmes. O personagem do escritor britânico Sir Arthur Conan Doyle é retratado aqui pelo astro Benedict Cumberbatch (Dr. Estranho), que atua ao lado de Marty Friedman (Invasão Secreta) fazendo o papel do Dr. John Watson. A atração criada pela dupla Mark Gatiss e Steven Moffat (amobos conhecidos por Drácula) possui média 9,1 no IMDb e 78% no Rotten Tomatoes.
Na nova versão televisiva, John Watson (Freeman) é um veterano de guerra que precisa de um apartamento. Ele consegue um aluguel junto com um companheiro de quarto chamado Sherlock Holmes (Cumberbatch), um excêntrico consultor da Scotland Yard. Juntos, os dois resolvem mistérios intrigantes que só uma mente brilhante como a de Holmes pode elucidar.
A série Sherlock é uma das produções gratuitas disponíveis no Mercado Play
Reprodução/The Movie Database
6. Trapped (2016)
Um dos destaques televisivos da Islândia é a série Trapped, suspense criminal estrelada por Ólafur Darri Ólafsson (Ruptura), Ilmur Kristjánsdóttir (Desajustados), Björn Hlynur Haraldsson (The Witcher) e Ingvar Sigurdsson (O Homem do Norte). A criação do diretor Baltasar Kormákur (A Fera) está disponível no catálogo da Netflix. A média do show no IMDb é de nota 8.
Uma balsa dinamarquesa recém-chegada a uma cidade marítima da Islândia é impedida de sair devido à nevasca. No entanto, quando o chefe de polícia Andri Olafssun (Ólafsson) descobre um corpo mutilado jogado ao mar, ele e os demais membros da força policial mantém a barca sob custódia, uma vez que todos ali presentes são potenciais suspeitos.
Trapped é uma das séries islandesas de maior sucesso internacionalmente
Reprodução/The Movie Database
7. Black Bird (2022)
A minissérie do Apple TV+ estrelada por Taron Egerton (Rocketman) é baseada nas memórias do ex-detento James “Jimmy” Keene Jr., que durante a prisão nos anos 1990 aceitou um acordo para obter confissões do serial killer Larry Hall, interpretado por Paul Walter Hauser (Cruella). Com apenas seis episódios, Black Bird obteve dois prêmios Emmy, incluindo o de Melhor Ator Coadjuvante para Paul Walter Hauser. O show tem nota 8,1 no IMDb e aprovação de 98% no Rotten Tomatoes.
James “Jimmy” Keene Jr. (Egerton) é um detento que pegou 10 anos de prisão por tráfico de drogas. Na cadeia, ele recebe uma oferta tentadora: sua pena será reduzida por completo caso consiga obter a confissão de Lawrence “Larry” Hall, um serial killer suspeito de assassinar 14 mulheres. Para se ver livre da prisão, Jimmy faz de tudo para se aproximar de Hall e conseguir o depoimento.
Paul Walter Hauser e Taron Egerton em cena tensa de Black Bird
Reprodução/IMDb
8. American Crime Story (2016)
O sucesso da série antológica de terror American Horror Story rendeu um derivado nos mesmos moldes de produção, mas que optou pelo “Crime” ao invés do “Horror”. O título desenvolvido pela dupla Scott Alexander e Larry Karaszewski (ambos conhecidos por Meu Nome É Dolemite) investiga em cada temporada os casos policiais mais famosos dos Estados Unidos. A produção possui nota 8,1 no IMDb e aprovação de 84% no Rotten Tomatoes.
Participaram da antologia nomes como Cuba Gooding Jr. (Jogada de Rei), Sterling K. Brown (Ficção Americana), John Travolta (Pulp Fiction), Penelope Cruz (Ferrari), Clive Owen (Filhos da Esperança), Sarah Paulson (Sr. e Sra. Smith), e mais. Com três temporadas lançadas, o show já detalhou o julgamento de O.J. Simpson, acusado pelo assassinato da ex-mulher e o amigo dela; o assassinato do estilista Gianni Versace e o escândalo sexual envolvendo o ex-presidente americano Bill Clinton e sua ex-secretária Monica Lewinsky.
A primeira temporada de American Crime Story reconstrói o julgamento de OJ Simpson, preso por assassinar a esposa e o amigo dela
Reprodução/IMDb
9. True Detective (2014 – )
Outra antologia criminal é True Detective, produção exclusiva do Max criada por Nic Pizzolatto (O Culpado). Em cada temporada uma equipe diferente de detetives trabalha para elucidar casos sombrios que desafiam a polícia. Já estiveram nas quatro seasons Matthew McConaughey (Interestelar), Woody Harrelson (Jogos Vorazes), Colin Farrell (Batman), Rachel McAdams (Meninas Malvadas), Mahershala Ali (O Mundo Depois de Nós), Jodie Foster (O Silêncio dos Inocentes), entre outros. As médias são de 8,9 no IMDb e aprovação de 78% no Rotten Tomatoes.
Terra Noturna é a temporada mais recente de True Detective
Reprodução/IMDb
10. The Killing (2011)
Exibida (e cancelada) pelo canal americano AMC e salva pela Netflix, The Killing é um remake de uma série dinamarquesa homônima. A nova versão tem desenvolvimento de Veena Sud (Mentira Incondicional) e o elenco composto por Mireille Enos (The Good Omens), Billy Campbell (O Troll da Montanha), Liam James (2012) e Joel Kinnaman (Robocop). Entre a crítica, o show tem aprovação de 68% no Rotten Tomatoes, enquanto o público deu nota 8,3 no IMDb.
Uma adolescente chamada Rosie Larsen é encontrada morta em uma pequena cidade do interior. O aparente assassinato da jovem mexe não só com a cabeça da dupla de policiais Sarah Linden (Enos) e Stephen Holder (Kinnaman), como também abala o psicológico de sua família e gera uma crise política durante a disputa municipal da cidade.
The Killing acompanha a investigação do assassinato de uma adolescente em Seattle
Reprodução/The Movie Database
11. Mare of Easttown (2021)
A atriz hollywoodiana Kate Winslet mostrou seu talento também na televisão com a minissérie Mare of Easttown. A estrela de Titanic é a protagonista dessa série de suspense criminal exclusiva do Max criada por Brad Ingelsby (O Caminho de Volta). Junto com Winslet estão no cast Jean Smart (Hacks), Julianne Nicholson (Eu, Tonya), John Douglas Thompson (Crime Sem Saída), Joe Tippett (Monarch: Legado de Monstros). As médias são de 8,4 no IMDb e aprovação de 95% no RT.
Numa região suburbana chamada Easttown, na Filadélfia (EUA), a detetive policial Marianne “Mare” Sheehan (Winslet) investiga o assassinato misterioso de uma mãe adolescente. O caso se torna uma meta pessoal para Mare, uma vez que ela é considerada por alguns como uma heroína local, tudo graças a uma vitória lendária no basquete universitário de sua cidade. Mas após a falha na resolução de um outro crime semelhante, outros moradores de Easttown passam a duvidar de suas habilidades.
Uma detetive de uma cidade do interior tenta desvendar um assassinato antes que sua vida entre completamente em colapso
Reprodução/The Movie Database
12. Killing Eve: Dupla Obsessão (2018)
Estrelado por Sandra Oh (Grey’s Anatomy), Fiona Shaw (franquia Harry Potter) e Jodie Comer (O Último Duelo), Killing Eve é um dos sucessos da rede britânica BBC em matéria de série de detetives. No Brasil, o show é exibido pela Netflix. O enredo adapta a saga literária Villanelle, do escritor inglês Luke Jennings. Phoebe Waller-Bridge, de Fleabag, atuou como produtora executiva e roteirista principal da série.
Eve Polastri (Oh) é uma guarda da MI5, serviço de inteligência do Reino Unido, que decide investigar serial killers como forma de satisfazer seu desejo em ser uma espiã. É durante um trabalho de proteção de testemunha que Eve conhece Villanelle (Comer), uma assassina de aluguel que integra uma organização secreta. De forma inesperada, surge entre as duas uma obsessão mútua. No IMDb, a nota do público é de 8,3, enquanto no RT a aprovação da crítica é de 80%.
A série Killing Eve é a mais nova produção policial disponível na Netflix
Divulgação/BBC America
Com informações de IMDb (1, 2, 3), The Movie Database, The Pioner Woman, Rotten Tomatoes (1, 2, 3)
🎥Conheça os 10 melhores filmes de ação de todos os tempos segundo crítica
Conheça os 10 melhores filmes de ação de todos os tempos segundo crítica
Mais do TechTudo
Initial plugin text

Mostre mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor desativar seu adblock para continuar!