DicasPet & Cia.

Como fazer seu gato parar de arranhar os móveis

O ato de arranhar objetos faz parte do instinto dos gatos. É uma necessidade que inclui manter as unhas aparadas e afiadas, demarcar território por meio de odor e de marca visual, além de promover o alongamento dos músculos.

Portanto, se o seu gato anda estragando os móveis da casa, você não deve proibi-lo, mas sim, redirecionar esse comportamento para o local certo. Veja estas dicas:

1. Compre arranhadores

O local certo para os gatos afiarem as unhas dentro de casa são os arranhadores. Assim, eles deixam os móveis em paz. Se o seu gato não se acostumar com apenas um arranhador e continuar usando os móveis, talvez seja melhor comprar outros para colocar em pontos estratégicos da casa.

Estes pontos estratégicos podem ser perto ou em frente aos móveis que ele costuma arranhar, aproveitando para bloquear o acesso ao móvel, deixando apenas o arranhador como opção.

É importante comprar o arranhador adequado, que seja do tamanho do seu gato quando ele está esticado, para permitir o alongamento dos músculos. Mas tome cuidado para não ser um arranhador muito grande e pesado, pois se cair, poderá machucar seu bichinho.

2. Reprima a atitude de arranhar nos móveis

Quando ver seu gato arranhando um móvel, chame a atenção dele, seja com um “não” ou um som que ele não goste. Neste momento, pegue-o e leve-o até o arranhador para ele associar que este é o objeto permitido para arranhar.

Nunca brigue com seu gato quando ele estiver perto ou usando o arranhador para que ele não associe o objeto a uma coisa ruim.

3. Reduza o interesse do gato pelos móveis

Se seu gato insistir em arranhar determinados móveis, encape com um material que seja desagradável para ele, como plástico ou tecido que não ajude a afiar as unhas. Assim ele vai perder o interesse, mesmo que leve um tempo.

Você também pode comprar sprays específicos para aplicar nos móveis, pois eles vão liberar um odor que o gato não gosta, mantendo-o distante do local.

Além do spray, outros odores naturais que repelem seu gato também podem ser borrifados. Antes de aplicar, limpe o móvel para remover o cheiro que o gato já havia deixado.

Por fim, tenha paciência, pois este é um processo de aprendizado como qualquer outro e exige repetição para virar um hábito. Não seja agressivo com seu gato quando precisar reprimi-lo, ou ele simplesmente poderá começar a arranhar móveis escondido de você.

FAÇA VOCÊ MESMO UM ARRANHADOR PARA SEU GATO

Compre os materiais e faça um arranhador com os detalhes que o seu gato mais gosta para se distrair. Veja o passo a passo no vídeo abaixo:

Tags
Mostrar mais
Close
Close

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios