Usaria um dumbphone? 'Celulares burros' viram febre entre jovens; conheça

Os dumbphones (“celulares burros”, em português) voltaram à tona. Também conhecidos como feature phones, estes “celulares de botão” com teclado numérico foram muito populares nos anos 90 e 2000, e recentemente viraram febre entre jovens que desejam fugir das redes sociais e limitar o tempo de tela. Diferente dos smartphones (“celulares inteligentes”, em português), que possuem diversas funcionalidades e aplicativos, os tradicionais “celulares de botão” têm apenas recursos básicos, como SMS, chamadas de voz e câmeras simples. A maioria sequer dispõe de acesso à Internet.

Se comparados aos smartphones, os “dumbphones” oferecem uma experiência mais direta e menos viciante, já que possuem recursos mais limitados. Isso porque os feature phones priorizam apenas funções fundamentais, como ligações e mensagens de texto. Embora alguns modelos sejam compatíveis com WhatsApp, em geral não há suporte a outras redes sociais, como Instagram e TikTok— plataformas que retêm a atenção dos jovens por horas e cujo uso prolongado gera danos à autoestima e saúde mental.

Nokia 3310 é exemplo de dumbphone — Foto: Thássius Veloso/TechTudo

Dessa forma, a busca crescente por dumbphones pode soar como um alerta sobre o impacto negativo da tecnologia no bem-estar mental e emocional dos adolescentes. No entanto, a procura pelos celulares de botão também pode ser explicada pelo “fator nostalgia”. Usuários que viveram nas décadas de 1990 e 2000 querem reviver os tempos dos modelos “tijolão”, que apresentam um layout simples e jogos clássicos, como o Snake — famoso jogo da cobrinha.

Entre os adeptos da tendência dos dumbphones estão a cantora Camila Cabello, de 26 anos. Em publicação no X (antigo Twitter), ela disse que “é a favor da revolução dos celulares de flip”.

Relembre os clássicos “dumbphones”

O dumbphone mais comum é o clássico aparelho no formato de barra e com teclado numérico, como os modelos Nokia 2280 e Nokia 3310. Entre as características mais conhecidas desses celulares estão a longa duração da bateria — podendo chegar a até uma semana sem carregamento —, a presença de teclado numérico e a resistência às quedas.

Nokia 3310 é o clássico "tijolão" — Foto: Divulgação/Nokia
Nokia 3310 é o clássico “tijolão” — Foto: Divulgação/Nokia

Há também outros designs populares de dumbphones, como os celulares flip (dobráveis), que abriam e fechavam. Entre eles estão o Samsung SGH-A800 e o Motorola V3. Outros feature phones queridos eram os modelos no estilo BlackBerry, como o Nokia C3, que fornecia conexão Bluetooth, acesso à Internet Wi-Fi e navegação em sites como Facebook ou Orkut. Já os celulares com o design slide, como o LG Chocolate, apresentavam botões sensíveis ao toque quando fechados e deslizavam um teclado para fazer ligações.

Motorola Razr V3, lançado em 2004 — Foto: Divulgação/Motorola
Motorola Razr V3, lançado em 2004 — Foto: Divulgação/Motorola

Atualmente existem diversos modelos de dumbphones disponíveis no mercado. Há, inclusive, opções que rodam WhatsApp, como o Multilaser Zapp II, que é encontrado por a partir de R$ 199 na Amazon. Além de ter formato de barra e teclado numérico, o modelo possui acesso à Internet e redes sociais, ou seja, consegue usar conexão móvel 3G, redes Wi-Fi. Ele também suporta conexão com acessórios via Bluetooth. A plataforma de streaming Multi+ também se encontra disponíveis no modelo, assim como a KaiStore, loja própria de aplicativos da Multilaser.

Nokia C3, nas cores bege, rosa e preto — Foto: Divulgação/Nokia
Nokia C3, nas cores bege, rosa e preto — Foto: Divulgação/Nokia

Todas as ofertas de Multilaser Zapp II

×

Veja todas as opções com as melhores ofertas nas lojas parceiras.

🎥 Celular de vitrine: veja o que é, quais os riscos e se vale a pena

Celular de vitrine: veja o que é, quais os riscos e se vale a pena

Celular de vitrine: veja o que é, quais os riscos e se vale a pena

Nota de transparência: o TechTudo mantém uma parceria comercial com lojas parceiras. Ao clicar no link da varejista, o TechTudo pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação. Os preços mencionados podem sofrer variação e a disponibilidade dos produtos está sujeita aos estoques. Os valores indicados no texto são referentes ao mês de janeiro de 2024.

Mostre mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor desativar seu adblock para continuar!