Grêmio Estudantil – Luloca em Evolução – na EE Luiz Lopes Carvalho, realizou apresentação das engrenagens de um relógio humano, com o intuito de alertar sobre o pouco tempo que nos resta para salvar o Meio Ambiente.
As unidades escolares da REE/MS (Rede Escolar de Ensino de Mato Grosso do Sul) realizaram diversas atividades pedagógicas inclusivas, durante a Semana Nacional do Meio Ambiente, comemorado anualmente durante a primeira semana de junho.
EE Professor Bráz Sinigáglia
Em Bataguassu, os estudantes do Itinerário Formativo Profissionalizante: Marketing Digital e E-commerce da Escola Estadual Professor Bráz Sinigáglia participaram de atividades educativas focadas em Logística Reversa e na Política Nacional de Resíduos Sólidos, instituída pela Lei 12.305/2010.
Os estudantes estudaram o conceito de logística reversa e a obrigatoriedade de fabricantes, importadores, distribuidores e comerciantes em garantir o retorno dos resíduos pós-consumo, abrangendo agrotóxicos e suas embalagens, pilhas e baterias, pneus, óleos lubrificantes e suas embalagens, lâmpadas fluorescentes, de vapor de sódio e mercúrio, de luz mista, produtos eletroeletrônicos e seus componentes.
Para encerrar as atividades, foi utilizada a metodologia ativa “Rotinas de Pensamento – Pense, Sinta e Importe-se”, que incentivou os estudantes a refletirem profundamente sobre os temas estudados, conectando teoria e prática.
A docente Tamires Klebis Galharde mediou uma roda de conversa onde os estudantes discutiram o Relatório Brundtland, que introduz o conceito de desenvolvimento sustentável ao atender às necessidades do presente sem comprometer as gerações futuras, e os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, que abrangem áreas como erradicação da pobreza, saúde de qualidade, educação de qualidade, igualdade de gênero, energia acessível e limpa, e ações contra a mudança global do clima.
EE Professora Alice Nunes Zampiere
Em Campo Grande, a direção da Escola Estadual Professora Alice Nunes Zampiere, que oferta educação em tempo integral, realizou cronograma em comemoração ao Dia do Meio Ambiente, com apresentações, danças, plantio de mudas de árvores e gincana.
O professor Antônio e estudantes do 9º ano do ensino fundamental integral a canção da paródia “É preciso sobreviver”, na sequência as estudantes do 5º ano do EF apresentaram dança “cuidar da natureza” da artista Claudia Leitte. Já as professoras ludmila, professora de apoio Jane e professora coordenadora nathalia interpretaram a canção “Planeta água”, de Guilherme Arantes.
Durante a Gincana das Salas os estudantes concorreram com corrida do limão, dança da cadeira, corrida do jornal, dinâmica das palavras, dinâmica ímpar e par, pular corda, embaixadinha, torta na cara com questões sobre o Meio Ambiente.
EE Luiz Lopes de Carvalho
Em defesa da preservação do Meio Ambiente e também da conservação do patrimônio público, a Escola Estadual Luiz Lopes de Carvalho, que oferta educação em tempo integral, em Três Lagoas – que já tem como filosofia a prática da sustentabilidade – desenvolveu no dia 05 de junho o projeto “Eu Cuido, você Cuida e nós Cuidamos”.
O evento contou com a participação do Grêmio Estudantil – Luloca em Evolução – que realizou abertura com a apresentação das engrenagens de um relógio humano, com o intuito de alertar sobre o pouco tempo que nos resta para salvar o Meio Ambiente. Logo após, o PCPI José Antonio e as professoras idealizadoras do projeto Cecília e Jéssica, divulgaram o projeto que visa proporcionar conhecimento e conscientização aos estudantes e toda comunidade escolar, acerca da conservação do Meio Ambiente, assim como temas relacionados ao meio e a cidadania, com o objetivo de desenvolver a construção de atitudes proativas para a preservação e o desenvolvimento sustentável.
A diretora Solange Mitie fez questão de ressaltar as dificuldades enfrentadas e o tanto de melhorias que a escola já conquistou. Depois houve apresentação de paródias, por parte dos estudantes de cada turma do Ensino Médio. Foi escolhida a melhor paródia e a sala ganhou um “happy hour”, sendo assim, um dia diferenciado e muito importante para o fortalecimento de laços afetivos e de uma convivência harmoniosa.
No mesmo dia, estudantes e funcionários realizaram plantios de árvores no pátio de entrada na escola, uma ação em homenagem ao “Dia Mundial do Meio Ambiente”.
Lembrando que a escola é o espaço onde estudantes, professores, gestores e os demais funcionários estudam e trabalham, formando uma parte de sua história e construindo coisas significantes para toda vida. Em especial os estudantes, que além de aprender as ciências de cada componente curricular, aprendem também a amar, respeitar, socializar, interagir e se cuidar.
Destaca-se que no ano de 2023 a infraestrutura da escola passou por algumas intervenções. As salas de aula receberam nova pintura, vários espaços foram reformados, tornando o ambiente mais aconchegante para todos. Neste sentido, toda comunidade escolar tem a função de mantê-la preservada, pois ela acaba sendo uma extensão de casa.
“Sendo assim, é importante que eles entendam, que a responsabilidade de cuidar não seja apenas do governo, mas sim, todos devem se envolver para manter organizado o ambiente escolar, uma vez que a escola é um espaço público criado para o compromisso com a educação, a ética e a prática da cidadania”, salienta diretora.
Importante ressaltar que o projeto envolve toda à escola, porém nesse dia contou com a colaboração especial dos(as) professores(as): Márcia Moreno, Fenando Ferreira Anselmo, Juliano Ercílio Gonçalves da Silva, Angélica Ferreira e Kátia Carla Teixeira e do coordenador pedagógico Rafael Calabresi.
EE Menodora Fialho de Figueiredo
Em Dourados, a Escola Estadual Menodora Fialho de Figueiredo realizou diversas ações referentes ao Dia Mundial do Meio Ambiente, entre os dias 3 e 7 de junho, por intermédio da área de Ciências da Natureza e em colaboração com outras áreas do conhecimento.
No dia 03 os estudantes do 9º ano do ensino fundamental e dos primeiros anos do ensino médio realizaram uma visita técnica à UFGD (Universidade Federal da Grande Dourados), em que participaram de oficinas oferecidas por cursos de engenharia e ciências da natureza, como biologia e química.
Na terça-feira (04) os discentes do 2º ano do ensino médio e os bolsistas de iniciação científica visitaram a Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária), explorando temas relacionados à agricultura e ao meio ambiente. Entre as atividades realizadas, destacaram-se a participação em uma palestra, a visita ao laboratório de análises ambientais e à estação Agrometeorológica.
No dia 06 de junho uma ação foi promovida pelo BPMA (Batalhão da Polícia Militar Ambiental), os estudantes de todas as turmas do ensino médio visitaram o parque Arnulpho Fioravante, onde participaram de dinâmicas e oficinas sobre a preservação e interação com o meio ambiente.
No período vespertino, os estudantes do 2º e do 3º ano assistiram a palestra intitulada “Qual é o seu papel na conservação do meio ambiente?”, ministrada pela professora Taís Benites, coordenadora adjunta e docente do curso de agronomia do Centro Universitário da Grande Dourados (UNIGRAN).
No dia 07 de junho a escola recebeu estudantes de graduação, pós-graduação e docentes da UFGD, que organizaram o “Dia do Ovo”. Esse evento teve como objetivo promover o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) 3, Saúde e Bem-Estar, além de estreitar os vínculos entre a educação básica e superior.
O tema contemporâneo é constantemente abordado nos componentes curriculares de Ciências da Natureza de forma contextualizada e, com o planejamento coletivo por área, essas ações têm sido ainda mais potencializadas em nossa escola.
“Com isso, espera-se contribuir para educação integral e elaboração da cidadania de nossos estudantes, preparando-os para serem sujeitos ativos na construção de um futuro sustentável e ambientalmente amigável”, lembrou coordenador da área de Ciências da Natureza, Leandro Lopes.
Adersino Junior, SED
Fotos: Arquivo escolar.
Fonte: Policia Civil MS