Uber Adolescentes: nova função é liberada para todo o Brasil; saiba usar

A Uber liberou nesta terça-feira (27) a função Adolescentes para usuários de todo o Brasil. O recurso permite que pais e responsáveis possam acompanhar as solicitações de corridas para jovens entre 12 a 17 anos. O mecanismo estava em fase de testes desde novembro de 2023, funcionando inicialmente nas cidades de Belo Horizonte, Campo Grande, Goiânia, Porto Alegre, Recife, Santos, Vitória, Campinas, Cuiabá, Curitiba, Florianópolis, Sorocaba e São José dos Campos.

🔎 Uber Roteiro: o que é e como usar recurso do app

Segundo a Uber, a novidade foi implementada por conta da necessidade de criar uma alternativa para que os jovens se deslocassem em segurança sob supervisão. Durante uma pesquisa realizada pela Uber com usuários nos Estados Unidos, metade dos responsáveis por adolescentes entrevistados informaram já ter tido de escolher entre levar os filhos a algum lugar e ir a um compromisso profissional. O mesmo levantamento também mostrou que 40% dos jovens já deixaram de ir a um evento ou participar de uma atividade pela falta de uma alternativa de mobilidade. A seguir, veja mais detalhes da novidade.

Uber Adolescentes: função do app de trabsporte é liberada para todo o Brasil — Foto: Mariana Saguias/TechTudo

Como usar o Uber Adolescentes?

O Uber Adolescentes funciona mediante a criação pelo responsável de uma conta no Perfil Familiar do aplicativo, onde os perfis dos adolescentes serão vinculadas. Essa opção está disponível no menu “Conta”, que pode ser acessado na página inicial do aplicativo. Em seguida, basta clicar na opção “Família” e convidar os participantes do grupo selecionando os contatos na agenda do celular.

O jovem convidado vai receber um link para baixar o app no celular, criar uma nova conta de adolescente e concluir o processo obrigatório de conteúdo de segurança. Depois disso, poderá solicitar viagens por conta própria. Durante uma viagem, o responsável acompanhar em tempo real o percurso, tempo para chegada até o destino e consegue até realizar ligações para o motorista parceiro da plataforma, se necessário.

Quais são os recursos de segurança do Uber Adolescentes?

Os recursos de segurança são padrão para essas contas e não podem ser desligados pelo adolescente, pelo motorista parceiro ou pelos responsáveis. Além da localização em tempo real do U-Acompanha, as viagens com adolescentes também exigem o uso do U-Código. Antes de um adolescente entrar no carro, ele será solicitado a fornecer ao motorista parceiro um código exclusivo para aquela viagem. Os parceiros não poderão iniciar a viagem no app até que insiram o código correto.

Outra função padrão da modalidade Adolescentes da Uber é o U-Ajuda. A empresa usa sensores e dados de GPS para detectar se há mudança de rota, parada inesperada ou se a corrida terminou mais cedo. Se algo assim acontecer, o aplicativo enviará automaticamente uma mensagem ao adolescente e ao motorista parceiro para ter certeza de que estão bem.

Por fim, também é possível ativar o U-Áudio. A ferramenta permite que os usuários gravem o áudio de suas viagens diretamente pelo aplicativo. Caso o adolescente habilite o recurso, todas as viagens feitas por ele serão automaticamente gravadas no celular, de forma criptografada. Ninguém — nem o motorista parceiro, nem o usuário adolescente ou os responsáveis, e nem a Uber — tem acesso à gravação, a menos que o usuário que efetuou a gravação decida abrir um tíquete relacionado à segurança e anexar o arquivo de áudio como evidência. Nesse caso, a equipe de suporte da Uber, que possui a chave da criptografia, consegue acessar a gravação.

Com informações da Uber.

Veja também: Zoox: conheça o carro ‘Uber’ autônomo exibido na CES 2024

Zoox: conheça o carro 'Uber' autônomo exibido na CES 2024

Zoox: conheça o carro ‘Uber’ autônomo exibido na CES 2024

Mostre mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor desativar seu adblock para continuar!