Enfim, aconteceu: o perfil oficial do Twitter se tornou “X”, mas para isso precisou praticamente roubar o nome de usuário de outra pessoa. Nesta quarta-feira (26), as principais contas da plataforma tiveram o nome substituído e o usuário que detinha o @X amanheceu com o nome totalmente alterado para dar espaço para o perfil principal da rede.
Segundo o TechCrunch, o dono original do nome de usuário @X no Twitter recebeu uma mensagem informando sobre a mudança e com um agradecimento por sua “lealdade” à plataforma jundo da oferta de uma seleção de produtos da marca “X” e um passeio pela sede da empresa. Este seria um “reflexo do agradecimento” da empresa, segundo a mensagem.
“Tudo fica bem quando termina bem”, brincou num tuíte numa alusão à mudança abrupta de nome.
Desde que o Twitter começou a se transformar em X, os holofotes foram voltados para a conta @X. O perfil não tinha nada de especial: pertencia a Gene X Hwang, profissional do estúdio de fotografia e videografia corporativa Orange Photography.
Conforme Hwang, a mensagem informava ainda que o nome de usuário @X pertencia à X Corp. e, por isso, um novo arroba seria atribuído a ele. Todos os seus dados, incluindo seguidores, perfis seguidos e publicações, seriam transferidos para um novo nome que ele mesmo poderia escolher (dentro das opções disponíveis) e acabou com @x1234567998765.
Nomes de usuário podem valer muito dinheiro
Casos como os de Hwang acontecem com certa frequência e às vezes o nome de usuário pode ser disputado por muito dinheiro em mercados secundários. “Teria sido bom para eles compensar [financeiramente] porque tinha muito valor para mim, mas as coisas são o que são”, comentou para o TechCrunch.
“Talvez, eu devesse pedir o pássaro da placa, já que eles desmontaram ontem também”, brincou.
Twitter agora é X
Desde segunda-feira (24), o Twitter passou a se chamar X. A redefinição da marca acontece aos poucos e começou pela identidade visual da plataforma, agora com a logo “X”, em vez do clássico passarinho azul.
A transformação parece acontecer às pressas, porém. Os planos da nova plataforma ainda não foram muito bem explicados nem por Elon Musk nem pela CEO Linda Yaccarino. Até mesmo a retirada do letreiro da sede da empresa foi motivo de briga, já que aconteceu sem autorização pública e foi interrompido pela polícia, conforme apurou o TechCrunch.
Entre as outras polêmicas envolvendo a mudança de nome do Twitter está o fato de que companhias como Meta e Microsoft detém registros de uso da marca “X”, o que pode vir a gerar complicações para Elon Musk no futuro.
Fonte: TechCrunch