Entre os amantes e viciados por café existe uma grande discussão: o cafezinho pode ser tomado de estômago vazio logo que se acorda ou a pessoa deve ingerir algum alimento primeiro? A resposta depende do organismo da pessoa, segundo especialistas. Para quem sofre com refluxo, o recomendado é nunca beber de barriga vazia.
- Café ajuda a viver mais, se você souber como tomar
- Este é modo de preparo mais ecológico para seu café
Aqui, também é preciso destacar que, se o café representa algum risco para o corpo humano, este não está associado com o estômago, mas, na verdade, pode provocar problema no esôfago de pessoas com maior sensibilidade. Lógico, isso considerando taxas de consumo “normal” de café, limitadas a algumas xícaras por dia.
Café dificilmente provocará danos ao estômago
“O café, mesmo em forma concentrada, provavelmente não causa danos ao estômago”, afirma Byron Cryer, médico do Baylor University Medical Center, nos Estados Unidos, para o jornal The New York Times. “E muito menos nas doses típicas e habituais da bebida”, acrescenta o especialista.
–
Podcast Canaltech: de segunda a sexta-feira, você escuta as principais manchetes e comentários sobre os acontecimentos tecnológicos no Brasil e no mundo. Links aqui: https://canaltech.com.br/360/
–
Isso porque as paredes do estômago são protegidas por uma espessa camada de muco, que age como um escudo. Inclusive, esta barreira consegue proteger o órgão do seu próprio ambiente ácido — pH menor do que 7 —, cultivado e mantido para decompor os alimentos digeridos. Apenas alguns alimentos conseguem romper essa defesa, e este não é o caso do café.
Para entender os efeitos do café, cientistas japoneses investigaram os hábitos de consumo e a saúde de aproximadamente 8 mil pessoas. Publicado na revista científica PLoS One, o estudo não encontrou uma associação direta entre o consumo de café e a formação de úlceras no estômago ou no intestino, mesmo em quem ingeria mais de três xícaras da bebida por dia.
Café, esôfago e refluxo
Se o café parece não provocar danos ao estômago, a história pode mudar quando se analisa o esôfago e pessoas que, naturalmente, sofrem com o refluxo gastroesofágico. Inclusive, um estudo norte-americano, feito com 48 mil voluntários, confirmou que quem bebe café pode ter mais azia e mais episódios de refluxo — retorno involuntário do que estava no estômago para o esôfago. A pesquisa foi publicada na revista Clinical Gastroenterology and Hepatology.
Vale explicar que o esôfago é muito mais suscetível as complicações de pH mais ácido que o estômago. Em paralelo, sabe-se que a bebida pode provocar o relaxamento do esfíncter do esôfago, facilitando a entrada do ácido estomacal. Dessa forma, pessoas relatam mais casos de azia e refluxo, quando tomam café puro, sem nenhum tipo de complemento, como um pedaço de pão ou misturado no leite. Os alimentos formam um “tampão” que neutraliza os efeitos do ácido.
Afinal, pode tomar café de estômago vazio?
“Na prática, como gastroenterologista, costumo dizer aos meus pacientes que observem os seus sintomas”, afirma Trisha Pasricha, gastroenterologista do Massachusetts General Hospital. Por exemplo, quem costuma sentir azia deve, sim, dar preferência a tomar café acompanhado de outro alimento ou ao leite.
Agora, “se você não nota sintoma algum, provavelmente, é alguém que não sofre refluxo significativo depois do consumo [de café] e pode continuar tomando [sozinho], sem preocupações”, finaliza a médica Pasricha.
Leia a matéria no Canaltech.
Trending no Canaltech:
- Ed Force One | Que fim teve o avião do Iron Maiden?
- 5 motivos para NÃO comprar o Volkswagen Polo Highline 2023
- The Last of Us │ Produtor explica cena do “beijo” do segundo episódio
- 6 coisas descobertas por acidente no Google Earth
- 10 melhores filmes de detetives para assistir no streaming
- Por que os carros da Tesla estão encalhados?