O Threads da Meta não vai incentivar o uso da plataforma para discussões políticas ou notícias de última, afirmou o CEO do Instagram Adam Mosseri. Num comentário publicado nesta quinta-feira (7), o executivo afirmou que o objetivo do novo app “não é substituir o Twitter”, mas criar um espaço público para comunidades nunca antes explorado pelo Instagram.
- 6 coisas que você precisa saber antes de usar o Threads
- O que significa Thread no Instagram?
“O objetivo não é substituir o Twitter. O objetivo é criar uma praça pública para comunidades no Instagram que nunca embarcaram no Twitter e para comunidades do Twitter (e de outras plataformas) interessadas em um lugar menos raivoso para conversas”, explicou Mosseri. “Política e notícias quentes inevitavelmente aparecerão no Threads — elas até aparecem no Instagram até certo ponto — mas não faremos nada para encorajar essas verticais”, complementou.
Post by @mosseriView on Threads
–
Podcast Canaltech: de segunda a sexta-feira, você escuta as principais manchetes e comentários sobre os acontecimentos tecnológicos no Brasil e no mundo. Links aqui: https://canaltech.com.br/360/
–
Com o Threads, parecer Adam Mosseri quer criar uma plataforma “menos odiosa” que o Twitter. Aparentemente, uma das estratégias para alcançar esse objetivo é se distanciar de tópicos mais sensíveis.
Essa postura mais avessa a conteúdo político está alinhada ao padrão de comportamento da Meta, que se distancia do tema há anos no Facebook. A plataforma chegou a alterar o nome do feed tradicional de “Notícias” para apenas “Feed”, numa tentativa de alterar a proposta da seção.
Política não será encorajada, mas não é proibida
Ainda que o Threads não vá encorajar publicação de notícias e conteúdo político, Adam Mosseri reconhece a importância do assunto. “Política e notícias quentes são importantes, não quero sugerir o contrário”, pontuou numa outra resposta.
“Mas minha opinião é que, de uma perspectiva de plataforma, qualquer engajamento ou lucro extra que o assunto pode gerar não compensa a dor de cabeça, negatividade (sejamos honestos) ou riscos de integridade que podem vir no pacote”, pontuou. “Há uma quantidade mais do que suficiente de comunidades incríveis — esportes, música, moda, beleza, entretenimento etc. — para criar uma plataforma vibrante sem precisar entrar em política ou notícias”, finalizou.
É inevitável que notícias circulem no Threads, afinal a plataforma também conta com perfis de veículos jornalísticos e jornalistas. Contudo, apesar da postura de não impulsionar esse tipo de conteúdo, não se sabe se vão existir mecanismos no algoritmo de recomendação que evitem a disseminação desse material.
Threads é um sucesso
Já é possível dizer que o lançamento do Threads foi um sucesso: a plataforma chegou a 70 milhões de usuários em pouco mais de um dia e tudo indica que vai continuar crescendo neste primeiro momento. Agora, resta saber se a plataforma consegue reter os usuários e continuar esse processo.
Leia a matéria no Canaltech.
Trending no Canaltech:
- 6 coisas que você precisa saber antes de usar o Threads
- BYD Dolphin “explode” em vendas e puxa preço dos elétricos de entrada para baixo
- Microsoft lança curso gratuito de IA com certificado
- Zuckerberg posta no Twitter depois de 11 anos e debocha do rival
- Amazon Prime Day 2023 | As melhores ofertas antecipadas
- Nova rede social da Meta, Threads já está disponível na web e no celular