Texto que amplia investimento em centros de pesquisa vai ao Senado

Deputado Fábio Trad (PSD) durante sessão na Câmara. (Foto: Divulgação)

A CCJC (Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania) da Câmara Federal aprovou parecer do deputado Fábio Trad (PSD), sobre texto que viabiliza às instituições privadas de pesquisa e desenvolvimento do país tornarem-se CPIEs (Centros de Pesquisa e Inovação de Empresas). O PL 5752/16 segue agora para o Senado.

O objetivo da proposta é o de garantir aos Centros de Pesquisa a possibilidade de receber benefícios previstos em lei, tais como programas de estímulos, fomentos e regimes tributários especiais. No entanto, é indispensável que o parque ou o polo tecnológico seja reconhecido formalmente pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação.

Antes da sessão de votação, o relator destacou a legalidade do projeto, citando o parágrafo único do artigo 219 da Constituição Federal, que estabelece a importância do Estado como órgão fomentador “parques e polos tecnológicos e de demais ambientes promotores da inovação, atuação dos inventores independentes e da criação, absorção, difusão e transferência de tecnologia”.

 “Não há uma relação de contradição entre o público e o privado, mas sim de complementariedade, de soma, de sinergia e parceria para a construção de um objetivo maior para o crescimento e progresso da nação”, disse Fábio Trad, que elogiou os autores do projeto, os deputados Otávio Leite (PSDB/RJ) e Vitor Lippi (PSDB/SP).

“Conheço o pensamento dos dois parlamentares, principalmente do deputado Otávio Leite, sempre favorável ao aperfeiçoamento da educação pública”, conclui.

Fonte

Mostre mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor desativar seu adblock para continuar!