A Tencent anunciou que trabalha em um novo modelo de linguagem de inteligência artificial que promete superar até mesmo o ChatGPT. De acordo com reportagem do site Bloomberg, a nova IA generativa já é testada internamente.
Nas avaliações feitas secretamente nos laboratórios da Tencent, a nova IA é aplicada em games, computação na nuvem e mercado financeiro, e também deve operar para incrementar soluções de marketing e publicidade, informa a publicação.
“Mais do que um chatbot”
Continua após a publicidade
Sem mencionar diretamente o ChatGPT, mas dando uma leve cutucada nele e na febre que ele causou, tornando os chatbots com IA a verdadeira sensação de 2023, o presidente da Tencent Martin Lau teria dito numa reunião sobre os resultados da empresa no segundo trimestre que a ideia é criar algo que vá além de um simples chatbot.
“Olhamos para a oportunidade e a tecnologia de forma muito mais do que simplesmente um chatbot com uma experiência do tipo perguntas e respostas”, registrou o executivo. A nova IA deve ser apresentada oficialmente ao mundo em 2024.
Corrida das IAs
Continua após a publicidade
A Corrida das IAs em 2023 segue a todo vapor, com iniciativas cada vez mais presentes de gigantes como Microsoft (com Bing Chat e o Copilot) Google (com Bard e outros experimentos a pleno vapor), Amazon (que vai usar IA generativa para resumir avaliações de produtos), a Adobe (com o Firefly) e Meta (que investe em grandes modelos de linguagem).
E como tudo ainda está em fase de desenvolvimento ou mesmo inicial, é possível que a disputa com a OpenAI se acirre ainda mais — lembrando que, recentemente, uma análise de mercado levantou a hipótese de o ChatGPT levar a companhia à falência em 2024.
Fonte: Bloomberg