Tela do celular piscando? Veja o que pode ser e possíveis soluções

Tela do celular piscando é um dos problemas que podem aparecer em smartphones Android e iPhone (iOS). Esse tipo de falha surge por diversos motivos, que podem envolver desde software até o hardware do aparelho. Para resolver essa questão, é possível colocar em prática algumas soluções simples, como reiniciar o celular, atualizar o sistema operacional ou fazer um hard reset.

Nesta matéria, o TechTudo entrevistou o diretor comercial da Conserta Smart & Conserta Eletro, João Paulo Alves, que compartilhou informações sobre as possíveis causas e soluções para problemas da tela piscando no celular. Confira, nas linhas a seguir, o que pode ocasionar o defeito e como resolvê-lo.

🔎 Mancha preta na tela do celular: o que pode ser e como resolver

Problema da tela piscando pode aparecer em celulares Android e iPhone (iOS) — Foto: Reprodução/Unsplash

📝 Como recuperar dados de um celular quebrado? Veja no Fórum TechTudo

Por que a tela do celular fica piscando?

Em entrevista ao TechTudo, João Paulo Alves explicou que a tela do celular piscando pode ser causada por várias razões, desde problemas de hardware até questões de software. Os problemas de software, por exemplo, podem estar relacionados a algum bug no sistema operacional do celular. Isso pode acontecer após atualizações malsucedidas ou por causa de aplicativos instalados no celular que podem estar causando conflitos e gerando a tela piscante. Já os defeitos de hardware podem aparecer quando há algum problema com o display, com o cabo flat que o liga à placa-mãe do celular ou com o circuito integrado de vídeo.

Falhas no sistema operacional a até aplicativos podem causar o problema da tela piscando — Foto: Reprodução/Unsplash
Falhas no sistema operacional a até aplicativos podem causar o problema da tela piscando — Foto: Reprodução/Unsplash

Existem algumas soluções que podem resolver o problema da tela do celular piscando. Alves, inclusive, compartilhou algumas informações que complementam as etapas das possíveis soluções. Veja algumas possibilidades abaixo.

Alves explicou que, em muitos casos, basta reiniciar o celular para que o problema desapareça. O procedimento pode ser suficiente para corrigir falhas temporárias no sistema. No entanto, se o problema persistir, pode ser necessário investigar mais a fundo. Uma opção é verificar se há atualizações de software disponíveis que possam corrigir a falha. Além disso, pode ser útil verificar se o problema ocorre apenas em um aplicativo específico ou se é mais generalizado.

Se for específico de um aplicativo, pode ser necessário desinstalá-lo e reinstalá-lo. Outra opção é verificar se o dispositivo está sobrecarregado com dados desnecessários ou se há espaço de armazenamento suficiente disponível. Por fim, se nenhuma dessas soluções funcionar, pode ser necessário entrar em contato com o suporte técnico do fabricante para obter assistência adicional.

2. Atualizar o sistema operacional do celular

Se o problema for causado por um bug no software, é possível que uma atualização do sistema resolva a situação. Verifique se existe uma nova versão disponível e faça o update. Caso não haja atualizações disponíveis, você pode tentar fazer uma limpeza no sistema para descartar a possibilidade de conflitos de software ou arquivos corrompidos.

Além disso, pode ser útil verificar se as configurações do sistema estão corretas e se não há nenhum ajuste que possa ser feito para melhorar o desempenho do software. Outra opção é entrar em contato com o suporte técnico do desenvolvedor do software para obter ajuda na resolução do problema.

Se as soluções anteriores não funcionarem, pode ser necessário fazer um hard reset no celular. É importante lembrar que essa operação apaga todos os dados do aparelho, incluindo fotos, contatos, mensagens e aplicativos instalados. Portanto, certifique-se de fazer um backup de tudo antes de realizar essa operação.

Além disso, é sempre recomendável consultar o manual do usuário ou entrar em contato com o suporte técnico do fabricante antes de realizar qualquer operação que envolva a modificação das configurações do aparelho.

4. Entrar no celular pelo modo de segurança

Segundo João Paulo Alves, outra opção é entrar no celular pelo modo de segurança. Isso limita o acesso aos aplicativos instalados, o que pode ajudar a identificar se algum deles está causando conflitos e gerando a tela piscante. Se o problema não acontecer no modo de segurança, pode ser necessário desinstalar um ou mais aplicativos para corrigi-lo.

5. Desativar o brilho automático

Em alguns casos, o brilho automático pode estar causando a tela piscante. Desative essa função e veja se o problema desaparece.

6. Levar o celular a uma assistência técnica

Se nenhuma das soluções anteriores funcionar, pode ser necessário levar o celular a uma assistência técnica para avaliar se há um problema no hardware e fazer os reparos necessários.

Com informações de Make Use Of.

🎥 Menos lixo eletrônico: 5 formas de aumentar a vida útil dos dispositivos

Menos lixo eletrônico: 5 formas de aumentar a vida útil dos dispositivos

Menos lixo eletrônico: 5 formas de aumentar a vida útil dos dispositivos

Mostre mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor desativar seu adblock para continuar!