O Google vai incrementar a página de nova aba do Chrome, com a aposta em um design modular que traz atalhos e recursos adicionais. A tela, ainda em teste, traz um design modular com itens à escolha do usuário — e tem muita gente comparando a novidade com a interface do concorrente Edge, da Microsoft.
De forma similar ao browser da Gigante de Redmond, o Google Chrome deve dar acesso a recursos como abas abertas em outros dispositivos e páginas acessadas recentemente. Direto da tela, também é possível acessar diretamente as extensões instaladas no navegador, aos moldes de um Chromebook, ou visualizar o feed de sites favoritados.
Todas as adições fazem parte da leva de novos recursos que vêm chegando ao navegador neste ano, com o Google dando um foco cada vez maior na customização. Novas cores, imagens e fundos estrearam recentemente e, como neste caso, os módulos de atalhos serão totalmente personalizáveis.
Continua após a publicidade
O usuário adiciona o que desejar na interface ou, se preferir, pode manter a tela limpa como é hoje, apenas com a barra de buscas do Google e alguns atalhos para sites preferidos. Na imagem compartilhada pelo vazador Leopeva64, apenas três opções de módulos estão disponíveis, mas como o recurso ainda está em fase de testes, nada impede que o Google adicione mais.
Extensões e customização
Continua após a publicidade
As mudanças de design também são focadas em maior destaque para os plugins. A movimentação que envolve também uma reformulação da Chrome Web Store traz este recurso para as opções principais do navegador, com indicações de adições aparecendo na tela e um controle maior do que está sendo executado.
Na imagem revelada, claro, a inteligência artificial parece assumir protagonismo, com a indicação do navegador sendo por extensões que auxiliam na escrita ou aumentam a produtividade. Cupons de desconto em lojas online também ganham espaço, com a ideia clara de que as adições ajudam a elevar a experiência com o navegador ainda mais
Quando chega?
Por enquanto, não há confirmação quanto à chegada dos novos recursos, muito menos uma data de lançamento. O Google não se pronunciou oficialmente sobre o assunto, mas como as novidades já parecem funcionais, não deve demorar muito para que todos possam colocar as mãos nelas.